Monaquismo Copta e a Palavra de Deus

21 07 2013
Monge Copta

Monge Copta

“O monaquismo copta força lembra-nos que a Palavra de Deus é e continua sendo uma lâmpada para os nossos pés, em qualquer momento da nossa existência.”

Foi dito sobre o Pai Serapião, ele reuniu uma vez em Alexandria um pobre frio. Ele disse para si mesmo: “Como eu posso, que passa a ser um asceta, estou vestindo uma túnica, enquanto os pobres ou melhor, Cristo está a morrer de frio? Certamente, se eu sair eu vou ser condenado à morte como homicídio no dia do juízo “, e, despindo-se como um atleta corajoso, ele deu aos pobres roupas que ele usava. E ele sentou-se com o pequeno evangelho que ele sempre usava sob sua axila. Veio passar um pacificador, quando viu nu, ele disse: “Pai Serapião, que você roubou? “E, deixando a pequena evangelho, ele disse:” É isso que tem me tirado. “E, levantando-se dali, ele conheceu alguém ser preso por dívida e não tinha dinheiro para pagar. Tendo vendido a pouco gospel, este Serapião imortal pagou a dívida do homem. E ele voltou para sua cela nu.Então, quando seu discípulo viu nu, ele disse: “Pai, onde está o seu pequeno túnica? “O primeiro disse:” Meu filho, eu mandei-o onde nós precisamos dele. “O irmão disse:” Onde está o pequeno evangelho? “O primeiro disse:” Pois bem, meu filho, o único que me disse todos os dias: “Vende os teus bens e dá aos pobres” (Mt 19, 21), eu vendi ele e ter dado para encontrar mais confiança nele no dia do julgamento. ”

Uma reflexão sobre a presença da Palavra de Deus na vida diária dos monges do deserto egípcio é apenas a partir da máxima de que acabamos de ler, porque, então, como agora, a Bíblia é usada no monaquismo copta como a principal fonte da ação humana, a referência fundamental na busca diária por uma vida segundo o Evangelho. E essa é a perspectiva monástica que eu quero olhar para estas páginas, porque é uma tradição cristã em que o monaquismo sempre foi um espelho fiel – tempos de maior esplendor como nas de decadência – a vitalidade da toda a Igreja, é que o mundo copta sem passar pela totalidade dos 1700 anos da história da presença cristã no Egito, vou tentar indicar qual era a relação entre Escritura os “Padres do Deserto”, quando apareceu no início do século IV e qual é a importância do texto bíblico e evangélico, em particular, na vida e na evidência atual, eu tenho que saber, participando mosteiros coptas e amizade fraternal com alguns monges.

Sem dúvida, entre os vários elementos que deram vida ao fenômeno monástico antiga na região do Egito para a Síria e continuaram a moldar a forma – então se tornar exemplar para toda a vida monástica, mesmo no Ocidente – Escritura aparece como uma das mais decisivas. Alguns textos do Evangelho, especialmente as palavras de Jesus sobre a renúncia, suivance o fato de a levar a sua cruz, aparecem no início da vida monástica no deserto, como as fontes primárias podem inspirar tanto o único evento de “anacoreta, a retirada de distância, a vida diária na oração, no trabalho e na busca da vontade de Deus. São palavras performativas, que gradualmente tecidas as vidas de eremitas, anacoretas e eremitas, dando sentido e direção para a salvação da indústria: as Escrituras foram ouvidas, ler e meditar, para que em conhecer a “carta” e que atinge o “espírito” para manter o coração e, assim, fornecer uma fonte de conhecimento sobre os aspectos fundamentais da vida: o tempo escuro, dificuldade ou luta, como nos momentos mais brilhantes de sua existência, foi a escritura que forneceu a chave para penetrar o sentido da vida e purificar a relação consigo mesmo, com os outros e com Deus. Os Padres do Deserto chegou a tal assimilação da Palavra de Deus contida nas Escrituras que aqueles que deles se aproximou deles considerados “portadores da Palavra” na vida cotidiana, eles ouviram como autêntico sequentiae sancti Evangelii , o passagens de viver o Evangelho da vida.

Lendo os Padres apophthegms, que muitas vezes parece que os monges do deserto vivido e “falar” a Palavra, e isso porque a Escritura era a sua oração e trabalho, o diálogo com Deus e trabalho diariamente para transformar ” está escrito “em uma” carta viva “uma testemunha credível de que o pão da Palavra é verdadeiramente uma comida não pode apenas alimentar para a vida eterna, mas também para moldar a vida todos os dias, aqui e agora. Às vezes sorrir em alguns littéralismes, mas eles são indicativos de que foi provavelmente a reação imediata e espontânea dos primeiros ouvintes da pregação das parábolas de Jesus, gestos, silêncios, as atitudes de Jesus foram apreendidos pelo primeiro cristãos e monges, como exemplos, utilizáveis ​​e acessíveis para torná-la efetiva, real, todos os dias o suivance, rastreamento atrás de Jesus em um momento em que já não era possível acompanhar fisicamente nas estradas da Galiléia e Judéia.

D’Antoine, aquele que ouve as palavras do Evangelho: “Vai, vende o que tens e dá aos pobres” (Mt 19:21) e imediatamente vendeu todos os seus bens e se retirou para um pai espiritual up Serapião livro de venda do Evangelho de praticar o que foi escrito neste livro, os apophthegms dos Padres do Deserto nos aparecem como meras paráfrases do Evangelho, diferentes formas de expressar uma linguagem não-verbal que a Escritura promete ser a vontade do Senhor. E, note bem, a Palavra de Deus é “luz para o caminho” não só a ascese pessoal, mas também, e mais em relações fraternas, ao acolher o outro em serviço com a irmão também autorizou qualquer norma que seja, qualquer regra mais “sagrado” tudo mesma tradição antiga, é pesado e sujeito ao comando do Evangelho: o jejum pode ser quebrado para acomodar uma série, ouvindo o irmão em angústia pode tomar o lugar da recitação dos salmos, o resultado do trabalho diário deve ser compartilhado com os necessitados, a misericórdia para com o pecador deve prevalecer sobre a justiça estabelecido por lei.

Numa altura em que a maioria das pessoas e, portanto, também dos monges, era analfabeta, em uma cultura onde a tradição oral era o veículo usual para a transmissão do conhecimento, numa economia onde os livros eram muito raro e extremamente valioso ele foi convidado novatos que abordaram a vida monástica eles sabem de cor “pelo menos” o Evangelho e os Salmos, de modo a nutrir a sua vida espiritual diária. Além disso, o discípulo que começou a escola de “Abba” recebeu uma “palavra”, que, na maioria dos casos, era um versículo do Evangelho, ou da Escritura, uma palavra que foi repetido indefinidamente até que ele fez a prática!

Esta prática ainda é seguido hoje: os Salmos, os Evangelhos e os escritos de São Paulo são o pão de cada dia para os monges muitas vezes bem educados em várias disciplinas, é sempre Escritura que é a palavra decisiva na vida monástica. É surpreendente, por vezes, ao ouvir um diálogo entre dois monges, para ouvir o uso freqüente de frases bíblicas, para Padres apophthegms que se referem ao evangelho, na verdade, “a boca fala da abundância do coração “Escritura e ouviu, leu, meditou e rezou se torna tesouro inesgotável de onde tirar” as coisas antigas e coisas novas “.A constante repetição silenciosa de um versículo da Bíblia, a oração comum na igreja – em que cada monge recebe repetidamente para quem está no comando e que ele passa, as palavras iniciais de um Salmo para que recita-lo inteiramente pelo coração, e para que todos possam cumprir o mandato e recitar todo o Saltério em um dia – o uso habitual das palavras das Escrituras para expressar sentimentos e emoções do coração refletir hoje Hoje mais uma vez que a “centralidade da Palavra” na vida cristã não depende do conhecimento teórico, a profundidade dos estudos exegéticos, o conhecimento de línguas em que foram escritos do Antigo e Novo Testamento, mas sim a capacidade da Palavra de penetrar no coração do ouvinte e que a resposta a pessoa como um todo – corpo, mente e espírito – dá esse discurso através da sua própria maneira de pensar, para falar e agir na história de hoje.

Eu gostaria de focar em particular sobre certas passagens bíblicas voltar todos os dias na oração monástica comum, durante o culto da manhã. Acima de tudo, a Canção do Mar (Ex 15), essa música cantada pela irmã Miriam, Moisés, logo após cruzar o Mar Vermelho e da libertação da escravidão no Egito e no exército de Faraó. Pode surpreender que os cristãos egípcios cantar tons em um hino de júbilo quando damos graças a Deus por ter derrotado o Egito, para jogar o cavalo-marinho e cavaleiro! Mas este valor é indicativo da capacidade de leitura espiritual da Escritura: os oponentes derrotados não são os egípcios como um povo – no sentido de “ancestrais” de quem cantar essa música hoje -, mas o contrário às forças Deus que mantêm fiéis à escravidão, que os impedem de adorar o Senhor, que impedem o caminho para a libertação. Realmente, alegria pela nova liberdade dos filhos de Deus não têm medo de assumir a linguagem e as expressões das pessoas que derrotaram, pela mão prodigiosa de Deus, seus próprios antepassados: Hoje os cristãos egípcios cantar – como judeus e, como qualquer outro grupo étnico na terra – os seus louvores ao Senhor, que fez maravilhas e destruiu o exército no mar do Egito!

Ainda mais significativo para a vida espiritual do monge são três passagens do Evangelho que são proclamados todas as manhãs durante a oração: a passagem das virgens loucas e as virgens prudentes (Mateus 25: 1-13), o episódio da mulher pecador que muito tem sido perdoados porque ela muito amou (Lc 7, 36-50) eo convite para a vigilância na expectativa do Senhor (Lc 12, 35-40). A aplicação para a vida monástica – ou melhor, a vida cristã de forma dramática – as duas primeiras passagens parece razoavelmente bem estabelecida: o convite à vigilância, para não perder o óleo da caridade durante a espera o fato de saber acordado e estar pronto assim que ouvir a voz que anuncia o noivo é um topos, uma exortação recorrente na espiritualidade monástica e da catequese. Da mesma forma, a figura do pecador que pede silêncio e obtém o perdão de Jesus através do arrependimento e gestos de atenção ao corpo do Senhor – os pés do passageiro com lágrimas lavada, seca com o cabelo, beijou e revestido perfume – é a imagem icônica de cada crente, pecador perdoado e chamado a amar intensamente sob o amor dado e recebido. Mas a leitura espiritual da segunda passagem Lucan é ainda mais prevalente, especialmente o verso 37: “Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor encontra acordados quando! Em verdade vos digo que, se cingirá, e torná-los em cima da mesa e de um para outro, e servi-los. “Na interpretação monástica, a ênfase não é tanto colocado na vigilância dos funcionários – a passagem das dez virgens já pediu – mas a atitude desconcertante do Senhor em seu retorno: ele, o chefe, mestre se vestirá para servir discípulos vigilantes! A atitude de serviço ao extremo de que o Senhor Jesus viveu na sua carne humana resumidos no episódio da lavagem dos pés, como diz o evangelista João, em vez de compartilhar o pão eo vinho da Última Ceia – ser que, quando o Senhor virá novamente em glória: até mesmo o glorioso Senhor vai estar a serviço do homem!

Que educação autoridade mais responsável e mais eficaz poderíamos receber para a nossa vida diária, o que mais concreta e atual “encarnação” da Palavra podemos encontrar nossas vidas viveu ao lado do outro, ouvindo, em casa e no serviço recíproco?Realmente, o monaquismo copta força nos lembra que a palavra de Deus é e continua a ser uma “lâmpada para os nossos passos” para cada momento de nossa existência, até ao dom total de nossas vidas para o grande e glorioso dia do retorno de Senhor retornar em glória, certamente, mas um que carrega a glória indelevelmente marcado com o selo do serviço e do amor.

F. Guido Dotti, um monge de Bose (Itália)

Fonte:http://www.aimintl.org


Ações

Information

Deixe um comentário.