Cartusianos

Este slideshow necessita de JavaScript.

10 responses

14 02 2017
Anônimo

Paz e bem! Sou um admirador da ordem cartuxa. E gostaria de saber se podemos ter acesso ao missal cartusiano. É possível ?

Curtir

30 07 2014
Fabio

Que bacana! Entrarei, sim! Li recentemente dois livros sobre a ordem: “Halfway to Heaven – The hidden life of the carthusians” e “Listening to silence – an anthology of carthusians writings”, ambos assinados por Robin Bruce Lockhart, que parece ser um estudioso respeitável. Mas, claro, há um mundo de diferença entre uma apreciação literária e a experiência da coisa. Sonho muito com a cartuxa de Évora, por causa da Virgem Branca de Scala Coeli. Mas acho que é só sonho mesmo! Um grande abraço!

Curtir

30 07 2014
Tarcísio

Roberto é um amigo meu da Itália. Convive com os cartuxos e um grande estudioso da cartuxa, visite o blog dele. Tem bastante conteúdo:http://cartusialover.wordpress.com/

Curtir

30 07 2014
Fabio

Obrigado pelas dicas! Sua página no facebook é muito linda! Ainda não sei como se faz para comentar, assim que descobrir, comentarei. E o blog do Roberto também é ótimo! Na verdade, eu sou quase analfabeto em computador, essas coisas… Estou aprendendo a mexer agora… Ganhei o dia!

Curtir

30 07 2014
Tarcísio

Abaixo da postagem(foto) tem “curtir” “comentar” “compartilhar”. Se vc quiser é só clicar em cima de cada nome. Obrigado!

Curtir

2 08 2016
Otavio Bonacio Horta Lessa Waldeck

A vocação do monge cartuxo é uma vocação “específica”. Portanto, não adianta tentar entrar para os cartuxos sem ter vocação – pura perda de tempo e você não vai ficar mesmo, porque trata-se de uma vocação específica. E outra coisa: uma coisa é você ler sobre os cartuxos; outra coisa é você viver como cartuxo. E a mesma coisa se diga dos monges Camaldulenses de Monte Corona. Isto em termos de eremitismo. Em termos de cenobitismo, o mesmo diga-se dos monges Cistercienses da Estrita Observância, mais conhecidos como Trapistas. Porém, existem outras Famílias Religiosas que levam o estilo de vida austero. E entre estas podemos contar algumas mais antigas e novas fundações. Por falar em novas fundações, recentemente foi fundada uma comunidade cartuxana separada da Ordem dos monges cartuxos fundados por São Bruno, mas com o mesmo estilo de vida e hábito religioso e algumas poucas novidades. É só consultar a internet. Alias, existe também uma nova fundação beneditina, creio que na Argentina, de vida eremítica – veja “Eremitério de São João Batista”. E não para por aí … lembrando que existem os dois lados: o masculino e o feminino em termos de vida monástica/religiosa austera.

Curtir

30 07 2014
Tarcísio

Obrigado Fábio pela visita. Essa imagens são dos monges cartuxos do mundo inteiro. Não, eles são separados da monjas. PAX!

Curtir

30 07 2014
Fabio

Obrigado! A ordem cartusiana é disparado a que mais me fascina! Mas é difícil conseguir boas imagens. Ou qualquer bom material de leitura! O seu blog foi um grande achado! Pax!

Curtir

30 07 2014
Tarcísio

Bom saber, farei de tudo para pesquisar e publicar aqui a espiritualidade dos cartuxos. Como vc falou é muito difícil encontrar material que fale sobre eles em Português. No Brasil só temos uma Cartuxa que fica em Ivora-RS. Como eles são muito fechados não gostam de publicar fotos nem textos. As imagens que publico são autorizadas por alguns amigos da Alemanha e da Itália que estão ligados pessoalmente com eles. Se puder visite minha página no face, tenho publicado bastante sobre os Cartuxos.Entre nos álbuns:https://www.facebook.com/tharcicio

Curtir

1 07 2014
Fabio

Essas imagens são de um mosteiro no Brasil?! Esse mosteiro é dúplice (tem monges e monjas)?!

Curtir

Deixe um comentário.