Um ateu recebe uma resposta do Papa Francisco

1 03 2015

Como você sabe Papa Francisco escreveu uma carta a um jornalista italiano, Eugenio Scalfari, que afirma ser um ateu; a carta foi impressa no diário italiano, La Repubblica . Para fazer uma generalização, este jornal é uma publicação de esquerda. Esta carta é agora amplamente lido por pessoas em todo o mundo, porque mesmo as pessoas anti-cristãos fanáticos estão interessados ​​em Papa Francis estes dias. E isso é uma coisa boa. A citação dinheiro para mim a partir de carta do Papa ao Doutor Scalfari é quando o Papa disse: “Para mim, a fé começou com uma reunião com Jesus. “O Papa faz o que nós graves cristãos deveriam estar fazendo, ou seja, envolvendo o não-crente , ajudando o crente que está oscilando na fé e fazendo a palavra difícil nós mesmos. Não há nenhuma doutrina nova aqui, não há nenhuma nova vantagem obtida na impressão desta carta; há, no entanto, grande caridade e solicitude fraterna.Não existe tal coisa como um part-time cristã. Nós, boas testemunhas mais do que os professores na fé. Será que as testemunhas se apresentam?

BTW, você pode querer refrescar sua memória com Lumen gentium, 16

Segue a carta do Papa:

Caro Doutor Scalfari,

Papa pontos para cimaGostaria cordialmente gostaria de responder à carta que você que me dirigiu a partir das páginas de La Repubblica em 07 de julho, que incluiu uma série de reflexões pessoais que, em seguida, continuou a enriquecer as páginas do jornal diário no dia 7 de agosto.

Primeiro de tudo, obrigado pela atenção com que você leu a Encíclica Lumen fidei . “Na verdade, foi a intenção do meu amado predecessor, Bento XVI, que a concebeu e principalmente o escreveu, e que, com gratidão, eu tenho herdado, para confirmar não só a fé em Jesus Cristo, para aqueles que já crêem, mas também para despertar um diálogo sincero e rigorosa com aqueles que, como você, se definem como “por muitos anos sendo um não-crente que está interessado e fascinado pela pregação de Jesus de Nazaré “.

Por isso, sem dúvida, ao que parece ser positivo, não só para cada um de nós, mas também para a sociedade em que vivemos, para parar e falar sobre um assunto tão importante como a fé e que se refere aos ensinamentos e a figura de Jesus.

Em particular, eu acho que há duas circunstâncias que hoje causam este diálogo seja precioso e necessário. Este é um dos principais objectivos do Concílio Vaticano II, convocado a pedido de João XXIII, bem como pelo Ministério dos Papas Apostólica que, cada um com sua própria sensibilidade e ajudar a ter, desde então, continuou no percurso traçado pelo Conselho .

A primeira circunstância -que se refere às páginas iniciais do Encyclical- deriva do fato de que, para baixo, nos séculos da vida moderna, temos visto um paradoxo :  a fé cristã, cuja novidade e importância na vida da humanidade desde o início tem foi expressa através do símbolo da luz, tem sido frequentemente com a marca das trevas da superstição que se opõe à luz da razão . Por isso uma falta de comunicação tem surgido entre a Igreja ea cultura inspirada pelo cristianismo por um lado e da cultura moderna do Iluminismo , do outro. Chegou a hora eo Vaticano II inaugurou a temporada, para um diálogo aberto e sem preconceitos que abre a porta para uma reunião séria e profícua.

A segunda circunstância, para aqueles que tentam ser fiéis ao dom de seguir a Jesus, à luz da fé, deriva do fato de que este diálogo não é um acessório secundário na existência daqueles que acreditam, mas é sim um íntimo e indispensável expressão. Falando nisso, permita-me citar uma declaração muito importante, na minha opinião, da Encíclica: como a verdade testemunhada por fé é encontrada no amor -é stressed- “parece claro que a fé não é inflexível, mas o aumento do convivência que respeite o outro. O crente não é arrogante; ao contrário, a verdade torna-lo humilde, no conhecimento de que ao invés de fazer-nos rígida, que nos abraça e nós possui. Ao invés de nos fazer rígida, a segurança da fé torna possível falar com todos “(n.34). Este é o espírito das palavras que estou escrevendo para você.

Para mim, a fé começou com uma reunião com Jesus . Um encontro pessoal que tocou meu coração e deu uma direção e um novo sentido à minha existência. Ao mesmo tempo, no entanto, uma reunião que foi possível graças à comunidade de fé em que eu vivia e graças ao qual eu encontrei o acesso à inteligência das Sagradas Escrituras, para a nova vida que vem de Jesus como a jorrar água através da Sacramentos, à fraternidade com todos e para o serviço aos pobres, que é a imagem real do Senhor. Acredite em mim, sem a Igreja que eu nunca teria sido capaz de encontrar Jesus, apesar de o conhecimento de que o imenso dom da fé é mantida em vasos de argila frágeis de nossa humanidade.

Agora, graças a essa experiência pessoal de fé vivida na Igreja, eu me sinto confortável em ouvir suas dúvidas e junto com você, vai tentar encontrar uma forma de, talvez, andar por um caminho juntos.

Por favor, perdoe-me se eu não seguir os argumentos propostos por você, passo a passo em seu editorial de 07 de julho. Seria mais proveitoso me -ou mais congenial- para ir direto ao coração de suas considerações. Eu não vou nem entrar nos modos de explicação seguidos pela Encíclica, em que se encontra a falta de uma secção dedicada especificamente à experiência histórica de Jesus de Nazaré.

Para começar, vou apenas observar que essa análise não é secundário. Na verdade, seguindo a lógica da Encíclica, isso significa prestar atenção ao significado do que Jesus disse e fez e, afinal, do que Jesus foi e é para nós. As Cartas de Paulo e do Evangelho segundo João, ao qual se refere em particular é feita na Encíclica, são, na verdade criado na sólida fundação do Ministério de Jesus de Nazaré messiânico que culminou com a Pentecostes de morte e ressurreição.

Portanto, eu diria que temos de encarar Jesus na rugosidade concreto de sua história, como, acima de tudo dito para nós pelo mais antigo dos Evangelhos, a um acordo com Mark. Nós, então, descobrir que o “escândalo” que a palavra e práticas de Jesus provocam em torno dele derivam de sua extraordinária “autoridade”: a palavra que está certificada desde o Evangelho segundo Marcos, mas que não é fácil de traduzir bem em italiano. A palavra grega é “exousia”, que significa, literalmente, “vem de ser” o que se é. Não é algo exterior ou forçada,mas sim algo que emana de dentro e se impõe . Na verdade, Jesus, surpreende e inova a partir de, ele mesmo diz isso, sua relação com Deus, chamada familiarmente Aba, que lhe dá essa “autoridade” para que ele a usa em favor dos homens.

Então Jesus prega “como alguém que tem autoridade”, ele cura, chama os seus discípulos a segui-lo, perdoa … coisas que, no Antigo Testamento, pertencem a Deus e só Deus. A questão que mais frequentemente se repete no Evangelho segundo Marcos: “Quem é o que …?”, E que diz respeito à identidade de Jesus, surge a partir do reconhecimento de uma autoridade diferente daquela do mundo, uma autoridade que os objetivos não a exercer poder sobre os outros, mas servi-los, dando-lhes a liberdade e a plenitude da vida. E isso é feito, a ponto de apostar sua própria vida, até experimentando mal-entendido, a traição, a recusa, até que ele está condenado a morrer, abandonadas na cruz. Mas Jesus permaneceu fiel a Deus, até a sua morte.

E é então -como o centurião romano exclama, no Evangelho segundo Mark- que Jesus é, paradoxalmente, revela-se como o Filho de Deus.Filho de um Deus que é amor e que quer, com tudo de si mesmo que o homem, cada homem, descobre a si mesmo e também vive como seu filho real. Para a fé cristã esta é certificada pelo fato de que Jesus ressuscitou dos mortos: não ser triunfante sobre aqueles que ele recusou, mas para certificar que o amor de Deus é mais forte que a morte, o perdão de Deus é mais forte do que qualquer pecado e que vale a pena dar a vida de um, até o fim, para assistir a este grande presente.

A fé cristã acredita neste : a de que Jesus é o Filho de Deus que veio para dar a sua vida para abrir o caminho para o amor para todos.Portanto, existe uma razão, meu caro Dr. Scalfari, quando você vê a encarnação do Filho de Deus como o pivô da fé cristã. Tertuliano escreveu “caro cardo salutis,” a carne (de Cristo) é o pivô da salvação. Por causa da encarnação, que é o fato de que o Filho de Deus veio em nossa carne e compartilhou a alegria ea dor, vitórias e derrotas de nossa existência, até o grito da cruz, vivendo cada evento com amor e na fé de Abbá , mostra o incrível amor que Deus tem para cada um, o valor inestimável que ele reconhece. Por esta razão, cada um de nós é chamado a aceitar a visão ea escolha de amor feita por Jesus, tornar-se uma parte de seu modo de ser, pensar e agir. Esta é a fé, com todas as expressões que foram devidamente descritos na encíclica [Lumen fidei].

* * *

Em seu editorial de 7 de Julho, você também me perguntou como compreender a originalidade da fé cristã, uma vez que é realmente baseado na encarnação do Filho de Deus, com respeito a outras religiões que, em vez de articulação da transcendência absoluta de Deus.

Eu diria que a originalidade reside no fato de que a fé nos permite participar, em Jesus, na relação que ele tem com Deus, que é Abbà e, por isso, na relação que ele tem com todos os outros homens, incluindo inimigos , sob o signo do amor. Em outras palavras, os filhos de Jesus, como a fé cristã nos apresenta, não são reveladas para marcar uma separação insuperável entre Jesus e todos os outros:  mas para nos dizer que, nele, todos nós somos chamados a ser filhos do único Pai e irmãos uns com os outros . A singularidade de Jesus é para a comunicação não de exclusão.

É claro que uma consequência desta é também – e isso não é um menor coisa, essa distinção entre a esfera religiosa, que é confirmada por “Dê a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César”, distintamente confirmada por Jesus e sobre a qual, a história do mundo ocidental foi construída. De fato, a Igreja é chamada a semear o fermento eo sal do Evangelho, e que é o amor e misericórdia de Deus, que atinge todos os homens, indicando o destino definitivo do nosso destino no futuro, enquanto a sociedade civil e política tem a difícil dever de expressar e que contém uma vida que é cada vez mais humana, na justiça, na solidariedade, na lei e na paz. Para aqueles que experimentam a fé cristã, isto não significa escapar do mundo ou à procura de qualquer tipo de supremacia, mas estar a serviço da humanidade, de toda a humanidade e todos os homens, a partir da periferia da história e mantendo o sentido de viva a esperança, lutando pela bondade, apesar de tudo e sempre olhando além.

No final de seu primeiro artigo, você também perguntar-me o que dizer aos nossos irmãos judeus sobre a promessa que Deus fez-lhes: Isso foi esquecida? E esta me- Crer é uma questão que nos envolve radicalmente, como cristãos, porque, com a ajuda de Deus, a partir do Concílio Vaticano II, descobrimos que o povo judeu ainda são, para nós, a raiz santa da qual Jesus originado . Eu também, na amizade que tenho cultivado em todos esses longos anos com os nossos irmãos judeus, na Argentina, muitas vezes enquanto rezava pediram a Deus, especialmente quando eu me lembro a terrível experiência do Shoah. O que posso dizer, com o apóstolo Paulo, é que Deus nunca deixou de acreditar na aliança feita com Israel e que, através das terríveis provações destes últimos séculos, os judeus mantiveram sua fé em Deus. E para isso, nós nunca seremos gratos o suficiente para eles, como a Igreja, mas também como a humanidade em geral.Perseverante na sua fé em Deus e na aliança, eles lembrar a todos, até mesmo nós, como cristãos que estamos sempre à espera, o retorno do Senhor e que, portanto, deve permanecer aberta a Ele e nunca se refugiar no que já conseguimos.

Quanto às três perguntas que você me perguntou no artigo de 07 de agosto. Parece-me que nos dois primeiros, o que você está mais interessado em se compreender a atitude da Igreja para com aqueles que não compartilham a fé em Jesus. Primeiro de tudo, você pergunta se o Deus dos cristãos perdoa aqueles que não acreditam e não procuram fé. Dado que -e isso é fundamentalismo  misericórdia de Deus não tem limites, se ele que pede misericórdia faz isso de contrição e com um coração sincero , a questão para aqueles que não acreditam em Deus é obedecendo a sua própria consciência. Na verdade, ouvindo e obedecendo-o, significa decidir sobre o que é percebido como bom ou ser mau. A bondade ou a maldade do nosso comportamento depende dessa decisão.

Em segundo lugar, você pergunta se o pensamento, segundo a qual não existe absoluta e, portanto, não existe uma verdade absoluta, mas apenas uma série de verdades relativas e subjetivas é um erro ou um pecado. Para começar, eu não iria falar, nem mesmo para aqueles que acreditam, uma verdade “absoluta”, no sentido de que absoluta é algo individual, algo sem qualquer relacionamento. Agora, a verdade é uma relação! Tanto isso é verdade que cada um de nós vê a verdade e expressa, a partir de si mesmo: a partir de sua história e cultura, a partir da situação em que se vive, etc. Isso não quer dizer que a verdade é variável e subjetiva. Isso significa que ele é dado a nós apenas como uma forma e uma vida. Não foi o próprio Jesus que disse: “Eu sou o caminho, a verdade, a vida”? Em outras palavras, a verdade é uma só com o amor, que exige humildade e vontade de ser procurado, ouvido e expressa. Portanto, devemos entender os termos bem e talvez, a fim de evitar a simplificação ao longo de contraposição absoluta, reformular a questão. Eu acho que hoje isso é absolutamente necessário, a fim de ter um diálogo sereno e construtivo que eu esperava desde o início.

Na última pergunta que você perguntar se, com o desaparecimento do homem sobre a terra, os pensamentos capazes de pensar sobre Deus também desaparecerá. É claro que a grandeza do homem está em ser capaz de pensar sobre Deus. Isso está em ser capaz de experimentar um relacionamento consciente e responsável com Ele. Mas a relação se situa entre duas realidades. Deus – este é o meu pensamento e esta é a minha experiência, mas como muitos, ontem e hoje, compartilhe! – Não é uma idéia, mesmo que muito sublime, o resultado dos pensamentos da humanidade. Deus é uma realidade com um “R” maiúsculo. Jesus revela-nos isto – e ele experimenta a relação com Ele – como um Pai de infinita bondade e misericórdia. Deus, portanto, não depende de nossos pensamentos. Por outro lado, mesmo quando o fim da vida para o homem sobre a terra deve vir – e para a fé cristã, em qualquer caso, o mundo tal como o conhecemos agora está destinado a final, o homem não vai terminar existente e, de uma forma que nós Não sei, nem o universo criado por ele. As Escrituras falam de “novos céus e uma nova terra” e confirmar que, no final, na hora e lugar que é do nosso conhecimento, mas que, com paciência e aguardar desirously, Deus será “tudo em todos.”

Caro Dr. Scalfari, aqui vou acabar com estas minhas reflexões, motivadas por que você quis dizer e perguntar-me. Por favor, aceite isso como uma resposta provisória e temporária, mas sincero e cheio de esperança, juntamente com o convite que fiz para caminhar uma parte do caminho juntos. Acredite em mim, apesar de sua lentidão, a infidelidade, os erros e os pecados que podem ter e ainda podem ser cometidos por aqueles que compõem a Igreja, não tem outro sentido e objectivo se não for para viver e testemunhar Jesus: Ele tem sido enviado por Abba “para trazer a boa nova aos pobres … para proclamar a libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para deixar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano de graça do Senhor” (Lucas 4: 18-19) .

Com amor fraterno,

Francesco

(Traduzido do italiano por Sara Cecere)

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: