Papa Francisco declara um santo Armênio Doutor da Igreja

1 03 2015

1511216_LancioGrande

(Rádio Vaticano), o Papa Francisco declarou o poeta armênio e monge, São Gregório de Narek,  doutor da Igreja Universal. M eeting com o cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, no sábado à frente de sua partida para Aricca em retiro quaresmal, o Papa confirmou a proposta apresentada pela Sessão Plenária da Congregação para conferir o título de Doutora da Igreja Universal no 10 th santo do século.

São Gregório de Narek é amplamente reverenciado como uma das maiores figuras do pensamento religioso medieval armênio e literatura. Nascido na cidade de Narek em cerca de 950 dC, St. Gregory veio de uma linha de estudiosos e clérigos.

St. Gregory recebeu a sua formação, sob a orientação de seu pai, o bispo Khosrov, autor dos primeiros comentários sobre a Divina Liturgia, e de Anania Vartabed, abbotof Narek Mosteiro.Ele e seus dois irmãos entraram na vida monástica em uma idade adiantada, e São Gregório logo começou a se destacar na música, astronomia, geometria, matemática, literatura e teologia.

Ele tornou-se um sacerdote com a idade de 25 e dedicou-se a Deus. Ele viveu a maior parte de sua vida no mosteiro de Narek, onde ensinou na escola monástica. St. Gregory começou seus escritos com um comentário sobre o “Cântico dos Cânticos”, que foi encomendado por um príncipe armênio. Apesar de suas reservas de que ele era jovem demais para a tarefa, o comentário tornou-se famoso pela sua clareza de pensamento e linguagem e sua excelência da apresentação teológica.

Ele também escreveu uma série de cartas famosas, sharagans , tesouros, odes, melodias e discursos. Muitas de suas orações estão incluídas na Divina Liturgia celebrada todos os domingos nas Igrejas armênios ao redor do mundo.

Obra-prima de St. Gregory é considerado seu Livro das Lamentações . Também conhecida como  Narek , é composto de 95 orações, cada um dos quais é intitulado “Conversa com Deus a partir do fundo do coração.” Um tema central é a separação do homem de Deus, e sua busca para se reunir com ele. St. Gregory descreveu o trabalho desta forma: “As suas letras, como o meu corpo, a sua mensagem como a minha alma.” Ele chamou seu livro uma Era a sua esperança de que iria servir como um guia para a oração “enciclopédia de oração para todas as nações.” para pessoas de todo o mundo. Após o advento do tipo móvel, o livro foi publicado em Marselha em 1673, e foi traduzido em pelo menos 30 idiomas.

São Gregório de Narek é lembrado pela Igreja armênia em outubro de cada ano.

(Da Rádio Vaticano)

Fonte: http://www.news.va/en/news/pope-francis-declares-armenian-saint-doctor-of-the

Anúncios

Ações

Information

One response

15 04 2015
Sandro de Pontes

Amigo, bom dia.

Você sabe me dizer se São Gregório de Narek era católico apostólico romano? Se ele aceitava o papado? Ou ele tinha a visão dos ortodoxos em geral, referente ao primado de honra?

Cordialmente,

Sandro de Pontes

Curtir

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: