A Cruz, o Livro e o Arado

20 02 2015

dom louis marie

[28 anos acontece em França, a Peregrinação de Pentecostes ” Notre-Dame de Chrétienté “, que reúne milhares de peregrinos que vêm a pé até a catedral de Notre-Dame Catedral de Notre-Dame de Chartres, e terminando Whit segunda-feira com uma missa solene na forma extraordinária do rito romano. Em 16 de maio de 2005, a missa de encerramento da peregrinação foi celebrada por Dom Louis-Marie Geyer d’Orth OSB, abade de Sainte-Madeleine de Le Barroux. Reproduzida a seguir em nossa tradução da homilia pronunciada pelo abade naquela época]

O último dia da peregrinação Jesus, de pé, caminhou por entre a multidão de peregrinos e gritou em voz alta: ” Se alguém tem sede venha a mim e beba quem crê em mim. Como diz a Escritura: Do seu seio jorrarão rios de água viva “[ Jo 7,37-38]. Jesus falou do Espírito Santo, que aqueles que acreditaram nele deviam receber.A água viva que jorra foi vista durante toda esta peregrinação, em sua alegria que se manifesta apesar do cansaço, a chuva, e todos os elementos de prova que você sabe. É da alegria cristã, uma alegria que não é deste mundo, que corre da cruz e sobe para o céu; A alegria cristã – como Santo Ambrósio nos diz – é a embriaguez sóbria do Espírito: emoção para a plenitude da vida espiritual que eleva as almas a Deus com fé, esperança e caridade; e sobriedade, porque a alegria do Espírito não é uma exaltação animado, mas o fruto do sacrifício.
San Benedetto tem cultivado este embriaguez sóbria do espírito. Considerada toda a extensão da hostilidade e do perigo que representava a decadência da sociedade romana, que foi o ponto de morrer em uma explosão de risos. Ele construiu um bastião no qual era possível viver uma alegria cristã autêntica, uma pequena cidade cristã, onde, finalmente, reinou o Evangelho.Trata-se de pequenas cidades que têm dado as raízes cristãs da Europa, e que fez de São Bento do patrono do nosso continente. Se você se inclina para dentro de uma clausura você vai perceber o segredo desta alegria que fecundou espírito cristão da Europa: você vai ver uma cruz, um livro e um arado. Como a vida monástica é o coração da vida cristã, eu imploro para apresentá-los como pontos de referência e fontes de alegria a todos vocês que são batizados.Você também, nestes últimos bastiões que têm famílias e escolas, você pode deslizar – agora e para sempre -. Estas fontes de água viva
A primeira fonte da alegria cristã é a cruz, a cruz está no centro dos nossos altares e nossas igrejas. Ele nos lembra do primado absoluto do culto divino de qualquer outra atividade humana; é um protesto contra o materialismo exacerbado em nossa sociedade que nega a vida do seu significado. Pelo contrário, a liturgia dá pleno sentido à vida, um sentido de transcendência absoluta de Deus sobre as criaturas e homens. É por isso que São Bento queria para regular todos os detalhes, para que Deus seja glorificado em todas as coisas. Por outro lado, a liturgia em São Bento é especialmente os grandes meios para alcançar a união íntima da alma com Deus e da vida eterna. Para este retorna incansavelmente seus monges Oratório. São Bento deu a oração, a melhor parte do tempo, o melhor momento do dia: não tem medo de “rejeitar” todo esse tempo para agradar a Deus. Não tenha medo de dar tempo para a oração.Você não vai deixar roubar o tempo do mundo. Faça como São Bento nela previsto com uma regra de vida. Em causa estão da glória de Deus e da vida das vossas almas. Não vos deixeis ser rejeitado pelas dificuldades. Mas que a sua oração seja a medida do Deus que te ama, que morreu na cruz por você, para que você possa viver na eternidade em Sua presença e do amor. Meça sua oração em seu destino eterno, que é tornar-se um aleluia de estar diante do Senhor.
A segunda fonte de alegria que você vai encontrar em um mosteiro é o livro, o livro que simboliza a cultura. San Benedetto salvou a cultura antiga e desenvolveu, impondo aos seus monges que ler várias horas por dia para que ele restaurou a adoração de conhecimento e amor de verdade. O que não é feito sem dificuldade ou sem trabalho, mas simplesmente não é feito sem recompensa e sem alegria. Hoje em dia, tornou-se uma questão de vida ou morte para as almas e para a sociedade. Porque os espíritos precisam cada vez mais essa maturidade que a cultura é, para não ser levado por todo vento de doutrina, soprando como uma tempestade. Não podemos deixar de ficar chocado com o sucesso mundial de livros como O Código Da Vinci . Mas há uma muito mais terrível participações em mais ou menos longo prazo. O da paz. Cultura, na verdade, é uma condição indispensável para que as pessoas possam viver juntos em paz. A sociedade em que vivemos é uma cultura de morte. Uma cultura que transmite em si e destilando seu veneno nas almas. Este veneno é o amor de si mesmo ao desprezo de Deus e os mais fracos, é a razão do mais forte. É por isso que você tem que ter em suas famílias, suas escolas, em seus movimentos a adoração de conhecimento e devoção à verdade. Também é necessário que você tenha o gênio de promover uma cultura genuína completamente penetrada pelo espírito cristão. Leia, a seguir! Pegue o livro e ler! Ler a Sagrada Escritura, o Evangelho, ler os Padres da Igreja, Santo Agostinho, São Gregório, o Grande, e todas as outras; conhecer a história do seu país, os poetas, professores e pensadores espirituais. Só se empoleirou-se nos ombros desses gigantes que foram dadas a nós por Providence, você vai vir para ganhar o príncipe deste mundo e sua cultura da morte, e para estabelecer a civilização do amor.
A terceira fonte de alegria que flui de um mosteiro o arado com que os beneditinos foram lavrados terras de pousio para transformá-las em jardins férteis.Isto significa que, por meio do trabalho, o sentido de dever e responsabilidade, nós podemos mudar o mundo. O sinal mais preocupante de deterioração é a perda de esperança e de sentido do bem comum. Não tenha medo de se envolver completamente e totalmente dar a Cristo e à sua Igreja. Pedirá alguns sacrifícios e esforço. Mas é só perder a sua alma de uma forma altruísta que você pode encontrar. O homem é feito para o arado, e trabalho é feito para consagrar-se a uma causa que transcende. Dom Gérard disse em Demain la Chrétienté que destacar um pouco “do cristianismo deve ser aos olhos de Deus e séculos de esforço e virtudes naturais. Ser preenchido com esperança, colocou a mão no arado.
Em conclusão, eu gostaria de dar-lhe um exemplo de um homem alegre, muito alegre, que embriaguez sóbria do Espírito e vida da cruz, do livro e do arado.É chamado de Bento XVI. O homem se apresentou como um autoritário e frio. A verdade é que ele é o servo de alegria. Sabemos que o seu amor para a grande liturgia, a sua imensa cultura e seu ardor no trabalho. Com essas três ferramentas que você colocou a serviço da alegria, a verdadeira alegria do mundo e da alegria de Deus. Em sua primeira homilia na Praça de São Pedro, lembrou-nos de que somos o fruto do pensamento de Deus e que não há nada mais belo do que ser alcançado por Cristo. Que não há nada mais belo do que conhecer e falar com outros a amizade com ele. Ele nos lembrou de que é um assustador e doloroso, mas bonito e grande, porque é verdadeiramente um serviço à alegria, à alegria de Deus que quer entrar no mundo.

http://romualdica.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: