O desenvolvimento histórico da Oração Rope Ortodoxa e sua importância para a nossa vida espiritual

8 05 2014

Ao longo da história, Christian e religiões não-cristãs têm usado diferentes formas de contadores de oração com a qual a repetir invocações curtas muitas vezes ao dia.

Cristãos de ambas as tradições ocidentais e orientais têm uma longa convivência com esses contadores ou rosário. Mas quais são as diferenças na sua utilização que se encontram entre o Oriente eo Ocidente e como contas de oração vindo a desempenhar um papel importante em nossa vida espiritual?

Os primeiros cristãos utilizados vários meios de contar suas orações mais curtas. São Paulo de Tebas, por exemplo, costumava ter um saco com 300 pedras e colocou uma pedrinha para cada oração, ele disse em outro, saco vazio. Na Etiópia, paus de oração foram concebidos e entalhes foram feitos em equipes utilizadas como apoios para pessoas em pé durante os longos serviços. Quarenta e um entalhes foram feitos desde os cristãos etíopes repetiu orações quarenta e um vezes em honra de sua crença de que Cristo recebeu quarenta e um cílios durante a sua paixão. Em outros lugares, pedaços de madeira foram anexados às cordas e cabos então atados foram concebidos.

Foram os celtas ocidentais e Sarum Rites que estavam a desenvolver o que se chama hoje de “rosário” ou “coroa de rosas.” As Igrejas ocidentais, como os do Oriente, tinha uma grande devoção ao Saltério de Davi, que se dividiram em três partes compostas de cinquenta salmos cada. Os “Três Fifties” foram recitados para os mortos e para todo o tipo de outras intenções bem por ambos os monges e os leigos.

Havia até mesmo números prescritos de vezes que o Saltério era para ser recitado. Por exemplo, quando um bispo morreu em Old England, antes da conquista, o Saltério era para ser dito por monges e leigos nada menos que 600 vezes! Quando uma pessoa leiga morreu, o Saltério foi dito sobre o corpo imediatamente e, em seguida, as pessoas se revezavam recitá-lo mais quatro vezes durante a noite. St Patrick e outros santos celtas recitava o primeiro “cinqüenta” e depois ficar na água fria para recitar o próximo – isso para manter alerta e acordado.

Para acomodar os monges e leigos que não sabiam ler, pequenos psalters foram concebidos com base na repetição da Oração do Senhor e os Angelical Saudação 150 vezes, divididos em três anos cinquenta também. Outros saltérios com base em meditações sobre a vida de Cristo e da Santíssima Mãe de Deus também foram desenvolvidos. Logo estes foram todos fundidos em “Saltério de Nossa Senhora”, ou o “Rosário.” O uso de tais rosários é de uma idade venerável e os ritos ocidentais da Igreja Ortodoxa continuar na sua utilização. Foi e continua a ser em uso entre os católicos orientais, embora sua adoção por vezes tem sido associada à questão da “latinização”.

Manuais monásticas ortodoxas prescrever a recitação de até 150 Nossos Pais eo mesmo número da oração “Regozijai-vos, Virgem Mãe de Deus” (ortodoxo “Ave Maria”), acompanhada de prostrações no final de cada oração. O famoso São Serafim de Sarov teve sua devoção especial de caminhar ao redor do perímetro do Mosteiro de Diveyevo, rosário na mão, recitando os 150 Pai Nossos e Ave Maria “para todos os parentes de um e amigos, vivos e mortos. No final, um foi para pedir uma graça especial e seria concedida com a condição de que a pessoa realmente precisava.

A utilização de um formulário do Rosário estava em voga entre alguns bispos ortodoxos, incluindo meditação sobre os mistérios. Tais formas de oração podem ser encontradas entre as devoções dos Santos do período barroco Kyivan como St Dmytry Tuptalo, que adotou rosários em honra das “alegrias e tristezas de Nossa Senhora” e que também recitou uma “Ave Maria” no no início de cada hora do dia!

Bispo Serafim Zvezdinsky, martirizado pelos bolcheviques em 1937, rezou quinze décadas do rosário, ou seja, quinze grupos de dez Ave-Marias dirigido com um Pai Nosso.

Ele meditou sobre os seguintes mistérios no início de cada década de orações: 1) Natividade da Mãe de Deus – para as famílias; 2) A entrada da Theotokos no templo – por maus cristãos; 3) Annunication – para aqueles que estão deprimidos; 4) Visita a Santa Isabel pelos Theotokos – para a unificação das pessoas que estão separados um do outro; 5) Natividade de Cristo – para o renascimento de nossas almas; 6) Reunião do Senhor no Templo, para uma boa morte; 7) Fuga para o Egipto – para fugir das tentações; 8) Encontrar no Templo do menino Jesus – por Graça de repetição constante da Oração de Jesus; 9) o milagre de Caná – para a assistência constante da Mãe de Deus; 10), a Mãe de Deus, sob a Cruz de Seu Filho – a fortaleza; 11) a Ressurreição – para a força e persistência em exercícios espirituais; 12) Ascensão – a graça de transcender as coisas do mundo e viver para os celestes; 13) Pentecostes – para um coração limpo eo dom do Espírito Santo;14) da Dormição – para um final feliz e em paz; 15) A protecção da Mãe de Deus – a graça da proteção constante pela Mãe de Deus.

No Oriente, os monges do deserto desenvolveram intensa, vida de oração pessoal, onde repetidas orações curtas a Deus ao longo do dia, em resposta à liminar Evangelho de “orar sempre.” São João Cassiano observa em suas “Conferências”, que os monges do Tebaida repetiu a primeira parte do 69 º Salmo: “Ó Deus, vinde em meu auxílio; O Senhor faça pressa para me ajudar! “Durante todo o dia e sempre.

Logo uma oração desenvolvida, que invocou o nome do Senhor Jesus e uniu-a com um pedido de misericórdia: “. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim, pecador” Formas de esta oração foram usados ​​pelos monges para desenvolver o Oração do Coração, a vigilância espiritual constante e para implorar a unção do Espírito Santo como um bálsamo curativo sobre o espírito e da alma humana, enfraquecido e obscurecido pelo pecado.

São Pacômio uma vez teve uma visão de um anjo, somos informados pelo eslavo Saltério, que recomendou o uso da Oração de Jesus em uma corda atada de cem nós. Cem Orações de Jesus foram chamados de “Oração” pelo anjo. Ele recomendou a recitação de 12 Orações de Jesus (1200) Orações durante o dia e 12 à noite orações, juntamente com outros 12 durante uma vigília durante toda a noite. Ele recomendou 300 orações a serem recitadas às 3:00 horas todos os dias, que o tempo de ser quando nosso Salvador Jesus Cristo morreu na cruz por nossos pecados. Isto tornou-se parte da regra Pachomian.

Oração cordas compostos por 100 a 300 nós ou contas foram empregados para manter o controle de sua contagem, pois acredita-se que esta oração deve aderir ao lábios, o coração ea mente das pessoas por meio de constante, incessante repetição.

Monks freqüentemente recitou a oração até 12.000 vezes por dia, até que se tornou “auto-active” e eles, então, rezar dia e noite, sem contar. O famoso livro, “O Caminho de um Peregrino” é uma boa introdução a esta forma de oração, juntamente com a Filocalia, uma coleção de sabedoria patrística sobre a vida espiritual ea oração de Jesus.O Pilgrim é realmente um leigo ucraniano que viaja a Ucrânia ea Rússia, recitando a Oração e ter todos os tipos de experiências interessantes e inspiradoras.

Monges gregos fazem o que eles chamam “, martyria” ou amarras à corda oração com contas móveis para acompanhar as centenas de vezes que a oração é recitada.

O Saltério é o grande modelo para a nossa oração e isso se reflete na estrutura da oração de Jesus. Os Padres da Igreja dividiu o Saltério em vinte “kathismata” cada uma das quais continha três unidades menores que terminou com a mais doxologia: Glória seja: Aleluia, Aleluia Aleluia, Glória a Ti, ó Deus, (3x) Senhor, tem piedade (3x) e mais uma Glória.

A Oração de Jesus poderia substituir por um Saltério e cem orações poderia substituir por um Stasis ou uma terceira parte com 300 orações substituindo por um kathisma.Cada cem recitação também termina com a doxologia mais acima. Assim, o Saltério de Jesus é a recitação da Oração 6000 vezes. O escritório diário também pode ser substituído, em caso de necessidade, com a recitação de 850 Orações e 150 prostrações.

Nos mosteiros, é assim que o rito da oração de Jesus é conduzido pelos monges cada noite.

O Abade está à frente dos monges, cada um com cordão de oração na mão. O abade então recita a oração três vezes em voz alta. Em seguida, os monges, cruzando-se e recitando a oração como eles fazem o sinal da cruz, fazer 30 prostrações para o chão. Em seguida, os restantes 70 orações são ditas em silêncio. Isto é repetido, ao todo, dez vezes para compensar as diárias 300 prostrações e 700 orações – na realidade, 1.000 Jesus Orações.

Quando fazemos o sinal da cruz com a Oração de Jesus, trazemos nossos dedos para nossa testa e dizer: “Senhor”, em seguida, até debaixo de nossos corações e nós dizemos, “Jesus Cristo”, e, em seguida, para o ombro direito, dizendo “Filho de Deus” (como Ele senta-se à direita de Deus Pai), e depois para a esquerda, dizendo “Tem misericórdia de mim” e, em seguida, como nós liberamos o nosso braço para baixo e ligeiramente inclinando nossas cabeças, nós dizemos, ” Um pecador. “

Para este dia, monges ortodoxos têm a “chotki” ou “Vervitsa” que é uma lã ou cordão de couro, ou então um colar de contas de madeira durante a sua profissão monástica. O rosário de lã é usado no pulso esquerdo, como parte do vestido monástica e Episcopal. Grânulos maiores separar as contas menores em grupos de dez, 25 ou 33 nós. Quando separados a cada dez nós, uma prostração é realizada na esfera maior ou nó ea corda oração é recitada cinco vezes, como em alguns mosteiros ortodoxos.

O uso do vervitsa recitando a Oração de Jesus, ou qualquer outra oração curta, é uma ajuda espiritual enorme para todas e todos os cristãos. Ele permite manter a concentração e memória durante o tempo de oração. Repetindo a mesma oração, uma e outra não é tedioso. As palavras da oração de Jesus é um como um fluxo de água refrescante para as nossas almas. Precisamos beber deles muitas vezes para saciar a nossa sede espiritual e se desenvolver em pessoas espiritualmente fortes, até que, como nosso Salvador disse à mulher samaritana no poço “, fontes de água viva fluirá dentro de você.”

Vamos usar o vervitsa com freqüência invocar o Nome de Jesus, o “Epiclesis de nosso Senhor”, como os Padres chamam-lhe, para invocar o Santo Óleo da Divina Misericórdia em nossos corações e almas. Este é o óleo que cura e dá a iluminação para o nosso interior e nos transforma. Este é um exercício espiritual que irá durar toda a nossa vida, o compromisso de que o que fazemos na imitação das dez virgens sábias, que vieram para o seu Mestre com óleo abundante nas lâmpadas de suas almas.

Oremos para que nós nos tornamos como aquelas lâmpadas, acesas com o fogo do Espírito Santo e fortalecidos pelo nome de nosso Senhor Jesus, para realizar boas obras todas as nossas vidas, para que aqueles vendo nossa luz e nossas obras, vai virar para o louvor o Pai Celestial. Como São Serafim de Sarov gostava de dizer, “Adquirir o espírito de paz, e milhares de almas serão convertidos ao seu redor.” Que todos nós possamos tornar esses missionários de Cristo!

Por Dr. Alexander romano; postado aqui com a sua permissão.

Fonte pesquisada: http://andreasblom.wordpress.com/2011/11/17/the-historical-development-of-the-orthodox-prayer-rope-and-its-importance-to-our-spiritual-life/

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: