Fisionomia Espiritual de São Bruno

7 10 2013

1380540_356413687827081_171242742_n

Tentar a desenhar em poucas linhas o retrato espiritual de um santo é certamente difícil, por isso vamos nos limitar a apontar brevemente as principais características da fisionomia espiritual de São Bruno, tomando como base especialmente duas de suas cartas escritas num período, e preservado para dias: uma dirigida ao seu amigo Rodolfo Verde e outro para os irmãos do eremitério da Cartuxa francesa. Esses dois escritos preciosos revelar sua alma em sua plena maturidade, como está escrito nos últimos anos de sua vida.

Primeiro de tudo, a raiz da vida espiritual de Bruno há um amor ardente por Deus e exclusivo. É por amor e em uma onda de amor que Bruno e seus companheiros fizeram um voto, no jardim de Adão, a abraçar a vida monástica: “Divina, ferventes de amor”.

A partir deste momento, a busca exclusiva de Deus será o objectivo prosseguido por Bruno firmemente, será o tema de toda a sua vida, por isso deixe tudo que o pensamento pode impedi-lo em seu caminho.Isso explica a sua escolha para a solidão que ele vê como o lugar privilegiado de amor, onde a alma pode se expandir sem obstáculos, onde “você comprar aquele olhar de serenidade que dói amar o Esposo celestial”, e você vive esperando por Deus “para abrir imediatamente é só bater.” A solidão é, portanto, intimamente ligado ao amor para Bruno: em que o coração compra “pura e brilhante que o olho que vê a Deus”, é um lugar de contemplação, da bem-aventurança evangélica dos puros de coração. O Bruno é, assim, o modelo da “virgindade espiritual”, que significou muito para a tradição do meticuloso e que consiste em uma saudade aguda para a alma divina que enche completamente tomado por Deus, e que através do mundo iluminada por tudo o que tumultua, para ir direto para o seu fim, com o olhar fixo em Deus, seu único desejo.

E os olhos de Deus de Bruno vê primordialmente como bondade: “Não pode ser algo mais bem do que Deus? Na verdade, o que é bom pode ser outro além do único Deus? Assim, a alma santa que, em parte, inclui (…) a beleza do referido bem, iluminado com o amor divino e exclama: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo “. A bondade de Deus é, portanto, o que mais do que qualquer outra coisa atraiu e encantou a sua alma, de modo que “a experiência de transbordante bondade de Deus, é também uma alma de uma doçura extrema”, e as imagens de ternura maternal e mansidão do cordeiro serão aqueles que seus filhos Calábria irá usar para descrever a sua bondade, ele vai falar sobre vários títulos funeral, especialmente aqueles compostos por aqueles que tinham conhecido pessoalmente de Bruno.

Esta bondade e gentileza são, sem dúvida, a origem do espírito de moderação e equilíbrio que brilha a partir de sua figura e que ele irá relatar a sua família religiosa, um sinal de uma alma em paz e ordem interna profunda. Então, enquanto vivem uma regra austera, ele não tem medo de desfrutar as belezas da natureza, porque ele sabe que o arco muito apertado torna-se inútil e, portanto, desaprova ascetismo corporal que pode pôr em perigo a sua saúde. Mas ele sabe que esse equilíbrio não é fácil de obter: é o resultado de um esforço, ea paz do coração é o resultado de uma luta consigo mesmo, com o apoio, pelo amor de Deus: “Deus faz com que seus atletas à fadiga da luta, a recompensa desejada, a paz que o mundo ignora, e alegria no Espírito Santo “.

Esta alegria no Espírito é outra característica de Bruno, é, podemos dizer, na reta final da figura deste santo, a culminação necessária de seu retrato. Esta alegria brilhava continuamente em seu rosto: “Ele sempre teve uma cara feliz”, escreveu seus filhos Calábria, anunciando a morte. A alegria está presente em vários pontos da carta de Rodolfo, e todos os seus filhos para os transbordamentos das mensagens cartuxas.Era a alegria de ser capaz de viver sem reservas a Deus, para ser capaz de amar sem divisões, foi “a alegria de Deus que dá a solidão e o silêncio da ermida para aqueles que os amam” e que é conhecido “apenas por aqueles que fizeram a experiência. ”
Fonte:http://www.certosini.info/

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: