O padre pode perdoar os pecados?

18 09 2013

confissão

Penitência é um sacramento da Nova Lei, instituído por Cristo, no qual o perdão dos pecados cometidos após o batismo é concedida através de absolvição do sacerdote para aqueles que, com verdadeira tristeza confessar seus pecados e prometer não repetir o mesmo. Ele é chamado de “sacramento” não é simplesmente uma função ou cerimônia, porque é um sinal exterior instituído por Cristo para dar graça à alma. Como um sinal externo que compreende as ações do penitente em apresentar-se ao sacerdote e acusando-se de seus pecados, e as ações do sacerdote em pronunciar a absolvição e impondo absolvição. Todo este processo é normalmente chamado, a partir de uma de suas partes, “confissão”, e isso é dito para ter lugar no “tribunal de penitência”, porque é um processo judicial em que o penitente é ao mesmo tempo o acusador, a pessoa acusado e testemunha, enquanto o sacerdote pronuncia julgamento e sentença. A graça conferida é a libertação da culpa do pecado e, no caso de pecado mortal, desde o seu castigo eterno, portanto, também a reconciliação com Deus, a justificação. Finalmente, a confissão é feita não no segredo do coração do penitente, nem para um leigo como amigo e advogado, nem um representante da autoridade humana, mas a um sacerdote devidamente ordenado com competência necessária e com o “poder das chaves”, ou seja, o poder de perdoar os pecados que Cristo concedeu à Sua Igreja.

A título de explicação adicional é necessária para corrigir certas visões errôneas sobre este sacramento que não  só deturpam a prática da Igreja, mas também levar a uma falsa interpretação da declaração teológica e evidência histórica. Do que foi dito, deve ser claro:

que a penitência não é uma mera invenção humana concebido pela Igreja para garantir o poder sobre as consciências ou para aliviar a tensão emocional de almas atormentadas, é o meio ordinário nomeado por Cristo para a remissão dos pecados. Homem, na verdade é livre para obedecer ou desobedecer, mas uma vez que ele pecou, ​​ele deve buscar o perdão não em condições de sua própria escolha, mas por aqueles que Deus tem determinado, e estes para o cristão são incorporados no sacramento da Penitência.

Nenhum católico acredita que um padre simplesmente como um homem individual, no entanto piedosa ou aprendido, tem o poder de perdoar os pecados. Este poder só pertence a Deus, mas Ele pode e deve exercê-lo através do ministério dos homens. Uma vez que Ele achou por bem exercê-lo por meio deste sacramento, não se pode dizer que a Igreja ou o sacerdote interfere entre a alma e Deus, ao contrário, a penitência é a remoção do obstáculo que mantém a alma para longe de Deus . Não é verdade que, para a Igreja Católica a mera “acusação dos pecados” basta obter o perdão. Sem tristeza sincera e propósito de emenda, nada aproveita confissão, o pronunciamento da absolvição é de nenhum efeito, ea culpa do pecador é maior do que antes.

Embora este sacramento como a dispensa da misericórdia divina facilita o perdão do pecado, de modo algum pecado torna menos odioso ou de suas conseqüências menos terrível para a mente cristã, muito menos que isso implica permissão para cometer o pecado no futuro. No pagamento de dívidas comuns, como por exemplo, por vencimentos mensais, a intenção de contrair novas dívidas com o mesmo credor é perfeitamente legítima, uma intenção semelhante da parte de quem confessa os seus pecados não seria apenas errado em si, mas anularia o sacramento e impedir o perdão dos pecados e então aí confessou.

Estranhamente, a carga oposta é frequentemente ouvida, viz., Que a confissão do pecado é intolerável e difícil e, portanto, alheio ao espírito do cristianismo e da bondade do seu Fundador. Mas este ponto de vista, em primeiro lugar, ignora o fato de que Cristo, embora misericordioso, também é justo e exigente. Além disso, no entanto confissão dolorosa ou humilhante pode ser, mas é uma pena leve para a violação da lei de Deus.Finalmente, aqueles que estão em sério sobre a sua salvação contar nenhuma dificuldade muito grande em que eles podem ganhar de volta a amizade de Deus.

Ambas as acusações, de leniência muito grande e gravidade muito grande, proceda como regra de quem não tem experiência com o sacramento e apenas as mais vagas idéias do que a Igreja ensina ou do poder de perdoar os pecados que a Igreja recebeu de Cristo.”

Publicação informações escritas por Edward J. Hanna. Transcrito por Donald J. Boon. A Enciclopédia Católica, Volume XI. Publicado em 1911. New York: Robert Appleton Companhia. Nihil obstat, 1 de fevereiro de 1911. Remy Lafort, STD, Censor. Imprimatur. + Cardeal John Farley, Arcebispo de Nova York

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: