Os Beneditinos e a Oração

13 09 2013
Monges Beneditinos

Monges Beneditinos

A definição clássica de oração fala dela como “a elevação da mente e do coração a Deus.” Se alguém entende oração só assim, ele vai ser pensado como uma atividade intermitente, algo que se faz só quando ligar ativamente os pensamentos e afetos Godward. Na tradição monástica, seria mais correto falar de oração como permitir que tudo o que se experimenta ou faz para ser visto à luz do amor, o cuidado providencial de Deus. Então toda a vida tende a se tornar uma única grande oração, que é o que os monges sempre procuraram colocando-se em um cenário em que todas as atividades do dia levar harmoniosamente para uma atenção permanente e orante de Deus.
Dentro da programação diária, há, é claro, certos períodos quando as atividades habitualmente chamados de oração no centro das atenções.Uma delas é a Liturgia das Horas, quando Salmos do Antigo Testamento, as leituras da Bíblia e de outros textos religiosos e períodos de reflexão silenciosa permitir que os monges do nosso tempo para continuar uma tradição de louvar a Deus através da oração comum, que remonta aos primeiros dias da Igreja. No Santo Anselmo de nos reunimos na igreja da abadia, quatro vezes por dia para cantar os Salmos, atenta para as leituras, e oferecem petições para as necessidades das pessoas em todo o mundo. Além disso, cada manhã, comemoram a grande oração da Igreja, a Eucaristia, momento em que renovamos a nossa própria auto-oferta a Deus em união com a de Jesus Cristo.

Estes serviços de oração comunitária são complementadas por períodos em que cada monge passa o tempo a sós com Deus na meditação e na leitura orante das Escrituras. Esta última prática, que São Bento chamado lectio divina (“leitura divina”), refere-se a uma forma de se aproximar da Bíblia em que a ênfase não é sobre o quanto se pode ler em uma única sessão, mas em quão profundamente se vai penetrar na significado de uma passagem, pedindo, em particular a forma como o texto está tratando um pessoalmente, aqui e agora. Tal reflexão fornecerá regularmente um monge com “pensamentos de oração” que ficam em sua mente durante todo o dia.

Uma das vantagens da forma tradicional beneditino de vida é que pode acomodar uma ampla variedade de pessoas. Há uma liberdade expansiva na Regra de São Bento, incluindo o seu tratamento de oração. Seu capítulo 52, um dos mais curtos mas mais belo de todos, diz respeito ao oratório do mosteiro. Nela, ele escreve que, no final da Liturgia das Horas “, todos devem sair em completo silêncio e reverência para com Deus, para que quem queira rezar por si só não será perturbado pela insensibilidade do outro. Além disso, se em outras vezes que alguém escolhe para rezar em particular, ele pode simplesmente entrar e orar, e não em voz alta, mas com lágrimas e devoção sincera. “Este é o espírito de oração que em Santo Anselmo de procuramos cultivar como nós continuar a tradição beneditina, no início do século 21.

Fonte pesquisada:http://www.stanselms.org

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: