Oração do Coração

10 09 2013
Monge em Lectio Divina

Monge em Lectio Divina

O que diremos da oração do coração? Vamos tentar, em primeiro lugar, pôr em evidência a noção geral do que ela é.A oração do coração é essencialmente essa interpretação contemplativa da “vida escondida em Cristo”; a mesma que passa por Orígenes e pelos Alexandrinos, Gregório de NissaEvágrio e os Padres do deserto, os Sinaítas (João Clímaco e seus sucessores), Simeão o Novo Teólogo e os grandes hesicastas do monte Atos dos séculos XIII e XIV, Nicéforo, Gregório o Sinaíta, etc. Simplificando e fazendo abstração das diferenças que separam, por exemplo, Evágrio do Novo Teólogo ou de Nicéforo, pode-se dizer que a oração do coração opõe à corrente ativa e cenobítica a corrente intelectualista e monástica, a BasílioPacômio e Teodoro EstuditaEvágrio e Antão.

Os teóricos da oração do coração concordam, ao preconizar um caminho mais curto e mais fácil de oração, de Hésychia, de volta ao reino interior, para empregar suas expressões familiares.

O método – eles insistem sobre o caráter científico – não se diz inédito. Nicéforo invoca toda uma tradição, se bem que mais concernente à vida deoração solitária, em geral. Compreende duas fases. Por comodidade suprimimos o conjunto de disposições que precedem e envolvem o uso do método:humildade, desprendimento, lembrança da morte, obediência absoluta ao pai, etc.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: