Monaquismo na América Latina

23 08 2013

999599_291461610991955_933851779_n

Na Roma de 04-13 setembro 2000

+ Mamerto Menapace

Abade Presidente

Quando você olha para o monaquismo na América Latina, primeiro é necessário distinguir claramente entre a América Português (Brasil), e no resto da América espanhola.

Portugal autorizou a presença de mosteiros desde o início. E os monges estavam presentes na vida da Igreja no Brasil desde a primeira evangelização. Irmão André Martins, Abade de Ponta Grossa, vai falar.Para o restante da América Latina, no entanto, as comunidades monásticas beneditinas são um fenômeno muito recente. Com poucas exceções, é um fenômeno pós-Segunda Guerra Mundial. O mais antigo mosteiro em 1899, e manteve-se o único por quase 50 anos. Além disso, ainda existem comunidades em quase todos os nossos fundadores alguns monges, ou pelo menos a geração que se formaram.

. 1 – a) Aspectos positivos:

Estas são pequenas comunidades onde a família e ambiente fraterno pode viver mais facilmente com as suas vantagens e desvantagens. Em todos os mosteiros há uma boa atmosfera de oração adaptada à comunidade específica e um amor sincero e força para lectio.
Em geral, atribuem grande importância à casa. É muito comum e extremamente pediu para manter um albergue aberto para os sacerdotes, religiosos e leigos de nossos países.
Há uma boa capacidade de adaptação ao lugar e podemos inovar sem causar crises internas.
A, por unanimidade, manter um bom relacionamento com a igreja local é notória. Em geral, são os próprios bispos que insistem que não assumions encargos pastorais, o que poderia prejudicar a imagem do serviço monástica na diocese. Às vezes é difícil lembrar de alguns monges (inclusive eu) que voluntariamente realizam neste campo.
Nós viemos de europeu ou norte-americano, muito diferentes uns dos outros tradições monásticas, mas apenas uma geração nestes novos territórios para alcançar uma sensibilidade comum, salvaguardando a diversidade muito cobrado.
b) Negativo:
A presença monástica é um fenômeno relativamente novo e até agora desconhecido em nossas igrejas. Há o perigo de comparar com mosteiros europeus, idealizados a partir do sul. Um bispo argentino que levou um jovem a vocação de pesquisa lhe disse que não havia nenhuma casa da vida monástica, como se quisesse realizar tal missão era ir para a França. Ele não falou com o espírito do mal, mas simplesmente ignorância.
O treinamento é muito caro. Uma introdução à vida monástica, mas também de aprendizagem ao longo da vida. É muito comum que o pobre sacerdote também deve ser eficiente e de novatos.
Muitos mosteiros, que são agora quase 50 anos, ainda não conseguiu ter edifícios adequados para uma comunidade bem estruturada. Em muitos casos, os edifícios dos mosteiros foram construídos no início, de acordo com um critério que é finalmente mostrado inadequada para a realidade atual.
2 – Mensagem do monaquismo realidade em todo o mundo:.

Seria um pouco pretensioso para nós queremos ensinar nada. Estamos na fase do discipulado. Mas achamos que podemos compartilhar nossa experiência com alegria: é bom ver que a vida monástica está em pleno andamento, cheio de vitalidade, capaz de estabelecer-se na nova terra, respondendo ao desejo das pessoas que sofrem terrivelmente com as conseqüências de globalização de tudo – exceto solidariedade. Para muitos, a oportunidade de passar alguns dias em uma comunidade monástica é um pequeno sinal de esperança que lhes dá alegria e confiança.
3 -. Monaquismo antigo cristianismo que podemos esperar?

Ele continua a manter-se fiel a seu testemunho milênio, o que permitiu a nós, nascido em novas terras, no século passado.
Ajude-nos em formação: pesquisa, bibliotecas, conferências e seminários de especialistas que poderiam vir visitar-nos.
Ele tem paciência conosco e não nos julgar com precipitação: em última análise, Deus não ainda concluído!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: