“O Soldado e o cartuxo” Erasmo de Rotterdam

29 05 2013

O Soldado e o cartuxo” Erasmo de Rotterdam

monaco cartuxo com crânio

Hoje eu apresento um trecho de uma canção intitulada “O Soldado eo cartuxo”, no qual o autor do teólogo cristão conhecido e humanista Erasmo de Rotterdamexpressa sua firme condenação das guerras e suas conseqüências prejudiciais. Ele está inserido em suas “fala”, ou seja, uma coleção de diálogos imaginários, em que o autor expressa seus conceitos, através de interlocutores que encarnam o papel da fraqueza humana, em contraste com a razão ea centralidade do homem.

Para entender o diálogo que eu proponho, deve ser feito um pré-requisito. Na passagem refere-se ao “mal di Spagna” ou a doença infecciosa da sífilis. Esta doença era desconhecida até 1494, quando as tropas de Carlos VIII , em seu retorno do cerco à cidade de Nápoles contagiarono toda a Europa. Mal Francês, Espanhol dolorido, dor de napolitanos, dor de alemão, e mal dos cristãos para os turcos, a autoria desta doença atribuída a cada um da nação, quando na verdade ele foi importado pelos marinheiros de Cristóvão Colombo sem saber que retornam do Novo Mundo . No diálogo que se segue, o soldado esfarrapado voltando de uma guerra que se opõe ao cartuxo monaco se opõe a seu ideal pacifista estigmatizar a futilidade de seus sofrimentos derivados de doença contraída na guerra.

Você pega a caixa:

Certosino: Tenho medo de que sua esposa não o reconhece.
SOLDADO: Mesmo?
Certosino: As cicatrizes que lhe foi dada uma outra face. Lá na frente, o que é esse buraco? Parece que t’abbiano cortar um chifre.
SOLDADO: Se eu soubesse que a história que você me rallegreresti com essa cicatriz.
Certosino: Ah, sim?
SOLDADO: Filho era um fio de cabelo da morte.
Certosino: Como isso aconteceu?
SOLDADO: Enquanto uma tendência de aço besta, este quebrou, e uma lasca me atingiu na testa.
Certosino: E você tem uma longa cicatriz polegadas em seu rosto?
SOLDADO: Ele estava em uma luta.
Certosino: da guerra.
SOLDADO: Não, foi no jogo. Uma briga.
Certosino: Eu vejo, em seguida, uma pústula no queixo ou algo parecido.
SOLDADO: Oh, não é nada.
Certosino: Eu suspeito que você pegou sarna, chamada dor de Espanha.
SOLDADO: Você adivinhou, o meu irmão. É a terceira vez que eu vou ao ponto de morte, para que a sarna.
Certosino: E como foi que aconteceu que os caminhos curvados, como um nonagenário, ou um ceifeiro ou, eu sei, que quebrou suas costas?
SOLDADO: É a doença que eu contraí os nervos dessa forma.
Certosino: Olha para o que é uma metamorfose maravilhoso aconteceu em você: você foi o primeiro cavaleiro, agora você se tornou um centauro ser semirampante.
SOLDADO: São os riscos de guerra.
Certosino: Eu diria que é o fruto da tua loucura. Então, o que roubar para levar para casa com sua esposa e filhos? Lepra. Por que, o que a sarna é uma verdadeira lepra, com a única diferença de que não se preocupam em evitar que, uma vez que é muito comum, especialmente entre a nobreza. O que tornaria ainda menos suportável. Agora que você está indo para infectá-lo é mais caro do mundo, e de si mesmo para uma vida que você vai ser um cadáver ambulante apodrecendo.
SOLDADO: Por favor, irmão, pare! Eu tive problemas suficientes sem que ele também deve passar pelo incômodo de suas reprovações.

Fonte:http://cartusialover.wordpress.com/tag/certose/

Ações

Information

Deixe um comentário.

