Maria do Egito ou Santa Maria do Egito (344 – † 421)

22 05 2013

 Santa Maria do Egito

*O que sabemos sobre Maria do Egito baseia-se no Vita escrito por Sofrônio, o arcebispo de Jerusalém, no século VII, e em outras lendas palestinos.

Segundo Sophronius Mary nasceu no Egito no século IV. Aos doze anos, ele fugiu da casa de seu pai, impulsionado por um desejo desordenado de liberdade, fixando-se em Alexandria.

Por 17 anos ele viveu com abandono. Sua entrega ao prazer e outros pecados mortais levou ao escândalo de corrupção e muitas pessoas.

Para uma sede de aventura e, em vez se juntou a um grupo de peregrinos a caminho do Egito para Jerusalém para “adorar o Santa Cruz.”

Tenho o dinheiro para a viagem, oferecendo seu corpo para outros peregrinos e, por um curto período de tempo, continuou seu estilo de vida habitual, em Jerusalém.

O dia sagrado da Exaltação da igreja Cruz entraria no Santo Sepulcro , mas uma mão invisível impediu. Três vezes ele tentou acessar, mas que a força parou na varanda do Templo. Em seguida, uma voz disse: “Você não é digno de entrar no lugar santo, porque você vive escravizado pelo pecado” .

Santa Maria do Egito

Ele começou a chorar, lamentar e suspirar das profundezas do seu coração. E depois havia o grande milagre que o fez se arrepender de seus pecados. Olhando para cima, perto da entrada viu a estátua da Bem-aventurada Virgem Theotokos, que parecia com sua grande bondade e compaixão, com aquele amor que sempre havia procurado, e o domínio de uma forte emoção, ajoelhou-se e disse: “Mãe, se eu estou autorizado a entrar no Templo Sagrado, eu prometo que vou deixar essa vida de pecado e me dedicar a uma vida de oração e penitência” .

Ele tentou voltar para a igreja, e desta vez foi permitido. Após venerar a relíquia da cruz e chorou amargamente por seus pecados por muitas horas. Ele voltou para dar graças à imagem da Virgem Maria, e ouviu uma voz dizendo : “Se você atravessar o Jordão, no deserto encontrar mais glorioso descanso” .

Sem pensar veio para as margens do Rio Jordão e no mosteiro de San Juan Bautista, recebeu a comunhão. Na manhã seguinte, atravessaram o Jordão e se retirou para o deserto para viver como um eremita o resto de sua vida.

Antes de partir para Jerusalém tinha recebido três moedas de prata que comprei três pães. No primeiro desses pães são alimentados e, em seguida, viveu do que a encontrada na natureza: datas, raízes e gafanhotos.

Maria viveu no deserto, orando, meditando e fazendo penitência. Por 47 anos não será associado a qualquer ser humano.

Um padre santo chamado Zósimo, tendo passado muitos anos como um monge em um mosteiro na Palestina, queria terminar seus dias no deserto de Judá, perto do rio Jordão.

Um dia, viu uma figura humana, que mais parecia um esqueleto de uma pessoa.Aproximou-se dele e perguntou se ele era um monge, e recebeu a seguinte resposta:“Eu sou uma mulher que veio ao deserto a fazer penitência por meus pecados” .

A vergonha de sua nudez afasta o penitente que não concorda em se comunicar com o monge até que ele fornece um cobertor para se proteger.

Então ela começou a contar a sua vida …

São Sofrônio, põe estas palavras na boca do santo:

“- “… E eu sempre gosto da minha ajuda e que aceitou o meu arrependimento.E, assim, eu vivi por 17 anos entre perigos constantes. E desde então, até agora, a Mãe de Deus em tudo o que me ajuda e me leva como se eu levasse a mão “. 

Zózimo perguntou

– “É possível que você não precisa de comida ou roupas?”. 

Ela respondeu:

– “Depois que os pães terminar me que eu tinha, de que falei, há dezessete anos, tenho alimentado com ervas e todos os que podem ser encontrados no deserto. As roupas que eu tinha quando eu cruzei a Jordan quebrou e gasto. Eu sofri muito com o calor e frio extremo, por vezes, o sol estava queimando e, por vezes, tremendo de frio, e muitas vezes caindo no chão e ficou sem respiração e sem se mover. Eu lutava com muitas aflições e tentações terríveis. Mas a partir desse momento até agora o poder de Deus salvou minha alma pecadora e meu humilde corpo de várias maneiras. Quando reflito sobre os males de que nosso Senhor me livrou Eu tenho um alimento imperecível para uma esperança de salvação. Estou alimentados e vestidos pelo todo-poderoso Palavra de Deus, o Senhor de tudo (Deuteronômio 8). Bem, não só de pão vive o homem (Deut.08:03). E aqueles que têm desvendado os trapos do pecado ter abrigo, escondendo-se nas fendas das rochas “(Job 24; Hebreus 11:38).   

Audiência que tinha citado as palavras das Escrituras, Moisés, Jó e Salmos, Zózimo perguntou

– “Então você ler os Salmos e outros livros?”. 

Ela sorriu para isso e disse para o velho:

– “Acredite em mim, eu não vi um rosto humano desde que atravessaram o Jordão, exceto o seu hoje. Eu não vi uma besta ou a vida desde que eu vim para o deserto. Eu nunca aprendi nos livros. Mesmo que eu nunca ouvi ninguém que cantou e lê-los. Mas a Palavra de Deus é viva e eficaz, por si só, ensina ao homem o conhecimento. Então este é o fim da minha história. Mas como eu pedi, desde o início, mesmo agora eu choro por amor do Verbo encarnado de Deus, para orar ao Senhor para mim, que sou tão pecador “(Hebreus 4:12). “

Após relatar o resto de sua história, o monge pediu-lhe para trazer a Santa Eucaristia. Comunhão Managed Quinta-Feira Santa, o apelo à penitência que, um ano depois, no mesmo lugar onde se encontraram pela primeira vez, foi apresentado na Jordânia carregando “o Corpo do Senhor.”

Zosimus dá a Eucaristia com Maria

No ano seguinte, Zózimo foi novamente para a nomeação e Mary foi encontrado morto, enrolado em um cobertor que Zósimo tinha dado a primeira vez que se encontraram. Ao seu lado havia uma inscrição:

“Pai Zózimo, enterra o corpo da humilde Maria retorna à terra o que a terra, poeira, juntamente com a poeira e orar a Deus para mim. Ele morreu no mês do calendário egípcio Pharm (este mês corresponde a abril no calendário romano), a noite da Paixão de Nosso Senhor, tendo participado com ele de uma refeição mística “.

Zosimus pegou o corpo de Mary, que tinha sido morto durante um ano, ou seja, a partir da noite do ano anterior, que viu o monge tinha dado a Comunhão, e começou a enterrá-lo, mas não conseguiu encontrar qualquer ferramenta para cavar . Então, ele ficou surpreso ao ver que vinha um leão, e com suas garras abriu uma cova na areia. Após o trabalho foi. A terra monge coberto com o corpo de Maria e voltou para o seu mosteiro, onde ele contou toda a história para os monges.

Logo, ao lado do túmulo, começou a ser feito milagres e maravilhas e fama do santo penitente varreu vários países.

Santo Afonso de Ligório e muitos outros pregadores narrado muitas vezes e deixou seus livros escritos na história de Maria do Egito, como um exemplo do que um trabalho da alma pecadora, a intercessão da Mãe do Salvador.

“A Vida de Santa Maria do Egito” por São Sofrônio

Egipcíaca Santa Maria, Burgos

Fonte do texto:

http://es.catholic.net/santoral/articulo.php?id=8959

http://www.preguntasantoral.es/2011/04/santa-maria-de-egipto-ii/

http://www.eltestigofiel.org/lectura/santoral.php?idu=1065

*

Fontes de informação sobre a vida de Maria do Egito

Sofrônio, Arcebispo de Jerusalém (+ 638), escreve com um propósito distinto da vida exemplar de Maria do Egito. Sua principal fonte de inspiração parece ser a vida de um pecador arrependido que recolhem os Atos de São Ciriaco. Outras fontes são acreditados para ter sido o Prado Espiritual de João Moscho ea vida de São Paulo, o eremita de Tebas, escrito por São Jerônimo. Isto serve para Sophronius para completar a caracterização da sua biografiada25. Em a Legenda Aurea , Tiago de Voragine coloca a existência deste penitente “para o ano de 270, sob o imperador Claudius.” O poema espanhol medieval Vida de Santa Maria do Egito , apresenta uma grande semelhança de conteúdo. Ambas as histórias parecem com base em Sofrônio.

“Mulheres eremitas e penitentes” – Maria Isabel Barbeito

http://misticavita.wordpress.com/

Ações

Information

One response

15 10 2015
Gus Van Sant

Padroeira das prostitutas!

Curtir

Deixe um comentário.

