A vida no Coração da Igreja e do Mundo

8 04 2013
Tabernáculo da Cartuxa de N.S.Medianeira - Ivorá RS

Tabernáculo da Cartuxa de N.S.Medianeira – Ivorá RS

Solidariedade  

“Abraçar a vida oculta, não deserto da família humana … aderindo verdadeiramente a Deus,  em nós mesmos, mas abre a nossa mente e coração se expande de modo a abarcar todo o universo e do mistério salvífico de Cristo. Separado de tudo, estamos unidos com todos, para ficar em nome de toda a presença do Deus vivo. ”

Tudo na vida é sobre a união solitária contemplativa, unidade e comunhão. Ele não escolheu a solidão para si mesmo, mas porque vê-se uma excelente maneira de alcançar uma maior unidade com Deus e com todos os homens: Deus e os filhos de Deus

O Monge é deixado de ser penetrado por Deus, que se revelou em Jesus Cristo e que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Este amor para toda a humanidade atinge o centro de sua vida, no fundo de sua alma, onde cada um é por si só diante de Deus, na verdade é só entrar no fundo de seu coração que o cartuxo só, em Cristo, é  para cada homem, e especialmente para os pequenos e os humildes, os pobres e os necessitados. “Mesmo assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente somos membros uns dos outros …. assim, se um membro sofre, todos sofrem juntos, e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. ”

Adoração e louvor  

“As instituições são inteiramente dedicadas à contemplação, para que seus membros lidem apenas com Deus, na solidão e no silêncio, na oração constante e penitência alegre, apesar da necessidade urgente para o ministério ativo, sempre terá um lugar de destaque no Corpo Místico de Cristo , em que “todos os membros têm a mesma função. ‘”

Contemplativos estão no coração da Igreja, que desempenham uma função essencial na comunidade eclesial: a glorificação de se Deus retira os cartuxos para o deserto, principalmente para adorar a Deus, ao louvor, a admirar, a ser seduzida por ele, para dar-se a ele, e isso em nome de todos os homens. Sua vocação é cantar louvor na Igreja de hoje, esperando por ele com todos os eleitos na presença de Deus na eternidade.

Em sua admiração ele nunca deixa de amar, e Seu amor nunca deixa de admirar, portanto, que por seu amor admiração arde a chama que nada apagará, e na admiração do seu amor é cheio de um fervor doce e forte.

Intercessão  

“Porque somos membros uns dos outros, concorda que na oração que carregamos o fardo dos homens, nossos irmãos.”

A Igreja sempre reconheceu que os monges dedicados a mera contemplação desempenham um papel valioso de intercessão. Todos os dias, em cada escritório e na celebração litúrgica da Eucaristia eles estão orando por todos os vivos e os mortos. Através de Cristo, “que está à mão direita de Deus, vivendo para sempre para interceder em favor dos homens”, eles trazem diante de Deus as expectativas e os problemas do mundo, junto com sérias intenções e preocupações de toda a Igreja.

Virando-se para os monges cartuxos desta Papa João Paulo II confiou a eles novamente este ministério da oração: “vocês destes mosteiro são chamados a ser as lâmpadas que iluminam o mundo saberão sempre ajudar àqueles que precisam de suas orações e sua paz de espírito. Apesar da condição feliz de escolher a irmã de Marta, Maria, a “parte melhor não lhe será tirado”, vocês estarão localizados fora das situações dos irmãos que batem no seu local de solidão. Eles trazem para você os seus problemas, as suas angústias, dificuldades que acompanham esta vida: vocês respeitando as necessidades de sua vida contemplativa  dar-lhes a alegria de Deus, garantindo que vocês irão orar por eles, vocês irão oferecer seu ascetismo, porque eles também aproveitam a força e coragem para a fonte da vida que é Cristo. Eles oferecem-lhe a preocupação da humanidade, você deixá-los descobrir que Deus é a fonte da verdadeira paz. ”

Testemunho  

“Ao dar-se a Deus, exercer uma função na Igreja … Consagrando-nos com a nossa profissão só a Ele que é, damos testemunho ao mundo, também envolvido nas coisas terrenas, que não há outro Deus além dele. ”

Os homens de hoje sentem, mais ou menos conscientemente, em seus corações o desejo do absoluto, e de alguma forma eles precisam do exemplo de contemplativos. Para trazer o testemunho solitário é algo que não pode ser conseguido com palavras ou com um contato pessoal. O mesmo João Paulo II recordou a Cartuxa: “o importante não é o que vocês fazem, mas sim o que vocês são.” Na verdade, com seu único existir, o monge testifica que Deus está presente e que está acima de todas as coisas, pois “todas as coisas são dEle, por Ele e para Ele”.

São Bruno estava convencido de que sua oração contemplativa foi o melhor serviço que poderia prestar à Igreja e ao mundo, o Papa Urbano II  aprovou-a de sair da solidão, depois de o ter ao seu lado.Guigo de sua parte, disse que se o cartuxos fossem  impedidos de exercer as sua funções, outros tomam o seu lugar. No nosso tempo, em que você é talvez demasiado facilmente abandona a ação, a vida do eremita é, às vezes mal compreendida ou subestimada, como o Concílio Vaticano II reconhece que a vida religiosa contemplativa oferta “a Deus um sacrifício de louvor e de abundantes frutos de santidade são de honra e um exemplo para o povo de Deus, que dão origem a uma misteriosa fecundidade apostólica “.
Fonte:http://www.certosini.info/

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: