Uma vida solitária

2 04 2013
Monge Cartuxo

Monge Cartuxo

Separação do mundo
Os primeiros monges cartuxos “seguido a luz do Oriente, ou seja, os antigos monges que, ardendo de amor pela memória do sangue de Cristo, derramado recentemente habitavam os desertos de professar a vida solitária e pobreza de espírito. É, portanto, necessário que os cartuxos, trilhando seus passos, como eles moram em um eremitério suficientemente afastados das habitações dos homens, mas especialmente que você deve fazer-se estranhos, mesmo para as preocupações mundanas. ”
De acordo com a tradição dos Padres do Deserto de buscar a união com Deus, o mais diretamente possível, geralmente requer separação do mundo. Paz exterior de solidão protege a paz interior do coração. Assim, o mosteiro foi construído longe de casa, e só vive em Mônaco cada célula dentro das muralhas da cidade, abstendo-se de qualquer ministério, excepto a oração. Esta é uma necessidade que para os Estatutos da Ordem dos Cartuxos expressar com força: “Porque a nossa ordem totalmente dedicada à contemplação, é necessário que mantenhamos a nossa separação absolutamente fiel do mundo. Nós, portanto, abster-se de qualquer ministério, enquanto a necessidade urgente para o ministério ativo, para cumprir o Corpo Místico de Cristo, nossa função específica. ”
Guigo, o monaco em que o Espírito confiou a missão de preparar a primeira regra dos Cartuxos, por sua célebre na esteira de todos os Padres das riquezas espirituais oferecidos para os solitários: “Porque vós mesmos sabeis que no Antigo e especialmente o Novo Testamento quase todos os segredos maiores e mais profundas foram revelados para os servos de Deus no tumulto da multidão, mas quando eles estavam sozinhos. Os servos de Deus mesmo, cada vez que acendeu o desejo de meditar mais profundamente alguma verdade ou a rezar com maior liberdade ou livre de coisas terrenas para o êxtase do espírito, quase sempre evitou os obstáculos da multidão e os benefícios pretendidos da solidão (…) quanto de lucro você se considera solidão espiritual chamou os pais santas e veneráveis ​​Paulo, Anthony, Hilarion, Bento e inúmeros outros, e você terá a prova de que não há nada mais que a solidão pode promover a suavidade dos salmos, o ” aplicação à leitura, o fervor da oração, as meditações contundentes, o êxtase da contemplação e do dom de lágrimas “.
Êxodo no deserto
“Deixe o mundo para dedicar-se em solidão para uma oração mais intensa, não é senão uma forma particular de expressar o mistério pascal de Cristo, que é a morte para a ressurreição.”
A Sagrada Escritura apresenta o êxodo pelo deserto como o principal evento da história de Israel. Sob a liderança de Moisés, os judeus saíram do Egito, e depois de atravessar o Mar Vermelho, viveu 40 anos no deserto. Havia falta de provas, mas chegou no meio do deserto, do Sinai, Deus manifestado de uma forma extraordinária e uma aliança com eles.
Os Padres da Igreja e todos os monges viu um prenúncio do homem rota Êxodo mística em busca de Deus
Guigo em seu louvor da vida solitária, ele lembrou o cartuxo o exemplo dos grandes contemplativos da Bíblia, que viveu sozinho no mistério do encontro com Deus, Jacó, que lutou com o anjo e só recebeu a graça de um nome melhor Elias, que viveu por muito tempo no barranco de um rio e marcharam quarenta dias e quarenta noites até Horebe, onde Deus se revelou a ele em uma brisa suave, Eliseu, que gostava de se aposentar em oração no quarto no andar de cima preparado pela sunamita e, especialmente, João Batista, que é considerado o padroeiro dos eremitas.
O próprio Jesus procurou a solidão: imediatamente após o seu batismo no Jordão, foi levado ao deserto pelo Espírito Santo, e em muitos episódios dos Evangelhos deixa a multidão e se retirou para a montanha sozinho para rezar, um dia convida seus apóstolos para ir de distância em um lugar solitário, e, finalmente, só na cruz, abandonado por todos, oferecendo ao Pai para a salvação do mundo.
O Monaco, seguindo a Cristo no deserto, participa no mistério que leva de volta para o seio do Pai, do Filho, crucificado e ressuscitado dos mortos. Na solidão, ele faz um êxodo espiritual verdadeira, em que a morte molas vida nova.
Solidão da cela

O invólucro dentro do qual há o Mosteiro da Cartuxa o sinal visível da sua separação do mundo. Fora do espaçamento semanal o monge não é permitido sair de casa, exceto em casos raros e por uma necessidade real. O antes mesmo da Grande Chartreuse, enquanto superior geral da Ordem, não exceda os limites de seu deserto nunca.
No entanto, é, acima de tudo, na privacidade do seu celular que os pais vivem a sua vocação Solitária, enquanto os irmãos que vivem na cela e, em parte, em obediência onde trabalham. Cada um tem sua própria solidão como no seio de um mosteiro, que é em si só.
Os Estatutos lembrar a todos que a célula é um lugar privilegiado de união com Deus: “O nosso compromisso e da nossa vocação, principalmente, a dedicar-nos ao silêncio e à solidão da cela. Este é, de facto, a terra santa eo lugar onde o Senhor e seu servo, muitas vezes conversar em conjunto, como um amigo com seu amigo. É freqüentemente na alma fiel está unida a Palavra de Deus, a noiva se une ao Esposo, as próprias coisas celestiais com a terra, o divino para o humano. ” Mesmo o trabalho obediências são separadas umas das outras, como as células, e são organizadas de modo a que ele dá a solidão máximo possível. Deste modo, o isolamento é adequado para a situação de cada uma delas.
Os Padres do Deserto celebrada corrida para os benefícios de lealdade para com o celular, onde o solitário, de acordo com uma imagem usada por eles e recuperação dos Estatutos da Ordem dos Cartuxos, é como um peixe na água. Guilherme de Saint-Thierry escreveu ao Cartuxos de Mont-Dieu, “a célula nunca deve ser um confinamento forçado, mas uma morada de paz, e à porta fechada, mas não escondendo a retirada. Aquele com quem Deus é, de fato, nunca é menos sozinha do que quando está sozinho. Portanto, sinta-se livre para apreciá-la em sua alegria, então ele é desfrutar sua auto e auto em Deus “.
O silêncio
Silêncio e solidão andam lado a lado, já que o primeiro protege a solidão interior e promove o encontro: “. Somente aquele que ouve o silêncio sentir o sussurro do vento leve que mostra o Senhor”
O cartuxos são irmãos que vivem lado a lado em silêncio, respeitando uns aos outros a conversa interior com Deus Grande é a virtude do silêncio. “Embora no silêncio dia cedo pode ser uma tarefa, gradualmente, se fomos fiéis, o nosso silêncio mesmo vai nascer em nós a atração de um silêncio ainda maior.” A reunião da alma com Deus está além de toda a fala, em uma simples troca de olhares: a linguagem do amor, que nada mais é que a linguagem da eternidade.
“Nós reconhecemos a qualidade da palavra divina, quando consagrar enquanto não temos que falar para silenciar livre de preocupações e acompanhada de uma lembrança ardente de Deus.” Há, de facto, um silêncio interior que é muito mais difícil do que a mera ausência de palavras. Destaca-se a partir de pensamentos errantes que penetram no coração através da imaginação. Os Padres do Deserto neste discípulos respeito colocar a sua guarda, e procurou, acima de tudo pureza de coração, que o amor de Deus preferiu tudo o resto. Como ele escreveu um deles, Cassiano: “Em vista da pureza de coração, de modo que tudo tem que ser feito e entendido por nós. Para ele deve ser procurado solidão …. Portanto, as virtudes que o acompanham, ou seja, os jejuns, vigílias, solidão, meditação da Escritura, devemos exercê-los em vista o objetivo principal, ou seja, a pureza de coração, que é a caridade. ”

Fonte:http://www.certosini.info

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: