A liturgia Cartusiana

2 04 2013

Rito Cartuxo

Rito Cartuxo


Na vida da liturgia cartuxo ocupa um lugar predominante, não apenas em relação ao tempo gasto em cada dia na oração litúrgica, mas ainda mais por causa do valor e da dignidade dessa oração. Quando Guigo, no início da Ordem, compilado das Alfândegas, começou com uma descrição do Ofício Divino, como estimou-se que o mais digno.

A celebração diária da Liturgia para Eucaristia

A celebração do sacrifício eucarístico é o centro e ápice da vida da comunidade: todos os dias os monges se reúnem para celebrar a Páscoa do Senhor, então, em Cristo, é realizado um com o outro mais próximo da comunhão, como ele faz o trabalho a redenção do mundo e se eleva a Deus louvor e agradecimento em nome de toda a Igreja.

A Eucaristia foi concelebrada apenas nos dias em que a vida da Cartuxa tem um caráter comunitário: domingos, feriados principais, eventos importantes na vida monástica. No outro dia, a Missa é celebrada de acordo com o antigo costume, de acordo com o caráter da vida eremítica cartuxo: há apenas um celebrante no altar e oração eucarística é pronunciada em voz baixa. A comunidade participa na música, oração e comunhão interior, tudo em um círculo ao redor do altar receber o Corpo de Cristo a partir da divisão de um único hospedeiro, e seu sangue, a fonte da vida, a partir do mesmo copo. A Eucaristia é, por assim dizer, o maná que o Cartuxo alimenta todos os dias para apoiar a sua viagem através do deserto.

Em outro momento de cada dia monaco sacerdote celebra a Eucaristia na capela eremita “que está em completa solidão, onde a alma do Mónaco, situado no mistério de amor, é investido mais intensamente pelo Espírito de amor e luz ” .

Escritório noite

Outro destaque do dia, a liturgia é celebrada em um escritório da igreja no meio da noite por duas ou três horas, dependendo do dia, alternar o canto dos salmos e na leitura da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja, momentos de silêncio e orações de intercessão.

Os Cartuxos particularmente gosto deste escritório a noite, cada um com seus irmãos, mas ainda de uma forma pessoal, pode viver uma comunhão intensa e profunda com Deus mais antiga tradição monástica de fato reconhece que a paz ea lembrança da noite favorece muita contemplação e encontro com Deus alguns monges passagens escritório apagar as luzes e cantar de memória no escuro. O cartuxos são como aqueles homens do Evangelho que aguardam com paciência o retorno de seu Senhor possam abrir-lhe imediatamente quando ele chegar e bater.

Os poucos clientes que, em casos excepcionais, auxiliar o escritório à noite, eles facilmente perceber a contemplativa característica. Veja como um deles descreveu suas impressões:

“Eu nunca vou esquecer a visão que tinha das arquibancadas: em uma capela situada nas sombras, que apenas três lâmpadas do santuário iluminou-se, deslizou as sombras: os homens estão alcançando o seu lugar, o sinal do presidente todos se curvam profundamente e rezar por um momento em silêncio, para um novo sinal fica no final e voltar-se para o altar, fazer o sinal da cruz, após o que a voz do sacerdote sobe de semana para que todos respondem, as lanternas são descobertos pela projeção livros sobre a sua luz pálida, e os coros de curvas à direita e esquerda em cantando hinos, salmos e antífonas escritório: corrida lenta e séria, intercaladas com minutos de silêncio total, em que cada voz é silenciosa e toda a luz você desliga ou ocultar; Canção de uma austera simplicidade … eles se expressam, em desprezo de todas as pesquisas vão, a doçura da alma a humildade, de atitude, a calma ea paz do coração ” .

Outras partes do Ofício Divino

Para o final do dia, os monges se reúnem na igreja para celebrar Vésperas, após as diversas atividades que ocuparam o solitário ao longo do dia, a liturgia desta noite convida-o para denunciá-lo para o Senhor do universo, esperando para o dia sem declinar quando Deus será tudo em todos. Assim como outros serviços comuns, Vésperas são sempre inteiramente cantado.

As outras partes do Ofício Divino é celebrada por cada monge em sua cela, exceto aos domingos e dias de festa certos que também são cantadas na igreja. No entanto, mesmo em solidão, a liturgia é um ato comunitário, porque reza todos ao mesmo tempo, quando o som do sino dá o sinal: então por todas as células do mosteiro fica um louvor para a glória de Deus

Esta convergência de orações individuais manifestam como a solidão dos monges cartuxos é uma comunhão de monges celulares não são isolados, mas verdadeiramente unidos aos irmãos como membros de um só corpo.

Escritório da Virgem Maria

Além do Ofício Divino, a Cartuxa recitar todos os dias em uma cela do escritório da Virgem Maria, um testemunho de sua afeição para quem assiste como uma mãe em sua vida solitária. A Ordem dos Cartuxos sempre teve uma grande devoção à Santa Mãe de Deus, todos os mosteiros são essencialmente dedicado a você

É no século XI que se espalhou entre os monges, a prática de adicionar canônica de rezar o ofício de Nossa Senhora. Dois dos primeiros companheiros de Bruno, Stefano di Stefano Bourg e Die, que eram cânones de Saint-Ruf havia conhecido em sua Ordem deste escritório, que era a regra diária. O mais provável é que eles foram para introduzir este uso em Charterhouse, a primeira legislação cartuxo menciona, e logo tornou-se obrigatório.

Quase todos os dias um padre do mosteiro celebra uma missa em honra de Maria, e todos os sábados, se não um resort festa, a missa conventual é uma Missa da Virgem Santa.

Ofício dos Mortos

Uma vez por semana os monges recitam celular em um escritório especial para o repouso dos mortos; interceder junto a Deus para recebê-lo em seu reino eterno aos que já partiram desta vida.

As características do Liturgia Cartusiana

Rito cartuxo

Desde a sua chegada no Grande Chartreuse, São Bruno e seus companheiros formaram uma liturgia especial para atender a sua vocação eremítica. Nas palavras do Papa Paulo VI, em sua carta ao reverendo padre em 1971, “a Santa Sé está bem ciente de que a liturgia dos monges solitários devem ser adaptados ao seu modo de vida, deve ser tal que, se, em sua maioria adoram meditação interior sobre o mistério, que se alimenta de uma fé viva ” .

No rescaldo do Concílio Vaticano II, a Cartuxa introduziram algumas mudanças na sua liturgia, inspirados pelas mudanças feitas na liturgia romana, no entanto, mantiveram o seu rito próprio, distinto do dos romanos. Entre as características especiais que têm sido proferidas por séculos e foram preservados, pode-se citar o rito do ofertório, o grande prostração após a consagração ea ausência da bênção no final da missa.

Depois de todas as celebrações litúrgicas em Charterhouse têm finalidades pastorais. Isso explica por que as pessoas fora da Ordem geralmente não são autorizados a participar nos escritórios ou colocar celebrada na igreja do mosteiro. No entanto, essa separação do mundo não significa que a Cartuxa ignorar ou rejeitar o mundo, pelo contrário, é no coração do deserto de que eles estão realmente no coração do mundo, que está próximo de cada homem quem e onde. Quando os monges cantar a liturgia, tanto na Igreja e na célula, é a oração da Igreja universal que se expressa através de seus lábios. Eles são verdadeiramente a voz eo coração da Igreja, que, em seguida, sobe através deles para adorar a Deus, súplica, louvor e humilde pedido de perdão.

Simplicidade

Em comparação com a liturgia romana, o rito cartuxo distingue-se pela simplicidade e sobriedade de prática para fora. Então, na missa conventual (não concelebrada) o padre é apenas o santuário e, como ele diz em voz baixa a oração eucarística, a comunidade observar um silêncio reverente para que todos possam participar das profundezas de sua alma ao sacrifício celebrada no altar. Durante este grande oração sacerdotal do celebrante mantém seus braços na cruz para ser identificado com Cristo na cruz, se ofereceu para a salvação do mundo.

A simplicidade da liturgia dos Cartuxos é uma forma de distanciamento exigido pela vida no deserto, porque “o deserto ama o que ela está nua ” . A simplicidade favorece a íntima união da alma com Deus, além das expressões visíveis e sensíveis. Os momentos de silêncio intercaladas com o desenvolvimento da massa ou do escritório durante a noite e são fornecidos com uma expressão de oração interior que acompanha a voz. A liturgia dos Cartuxos, mais do que qualquer outro, é eminentemente contemplativa.

Canto Cartuxo

Sem dúvida, essa simplicidade é a melhor execução do canto. O cartuxo música não é fundamentalmente diferente do cantochão gregoriano, mas é principalmente caracterizado pela sobriedade e uma simplicidade austera.

Já Guigo, o quinto antes da Grande Chartreuse, reconheceu que “as necessidades da vida do eremita não lhe permitem dedicar muito tempo ao estudo do canto ” . Assim, desde o início da Ordem, o Cartuxo repertório ignora sequências, tropários e outras composições muito difíceis de executar, no litúrgica livros Cartuxos, em manuscritos antigos como em textos impressos para os dias de hoje, não há ornamental neuma.

Certamente, no momento dos primeiros cartuxos performances corais foram de um valor muito modesto artística. Ele é facilmente compreendido pelo reduzido número de monges (13 no máximo para cada comunidade), a austeridade de sua vida (entre outras coisas, três abstinência de pão e água a cada semana) e as condições climáticas de certas casas, em particular a Grande Chartreuse. Além disso, o Cartuxos, consciente das necessidades da sua vocação solitária contemplativa, nunca quiseram execução muito refinada de seu canto.

Os Estatutos cartuxos não permitem qualquer instrumento musical e exigir que a execução da música não é falta de simplicidade:

“Na música a ser observado simplicidade e medida de gravidade espiritual e por isso não perde o fervor, pois devemos cantar e cantar o Senhor com o coração e voz. E o melhor salmodieremo o mais estaremos imbuídos do espírito em que salmos e hinos foram escritos … cantando na presença da Santíssima Trindade e dos santos anjos, animado pelo temor de Deus e um profundo desejo por ele, que através do que cantamos nossa alma é conduzido à contemplação do incriado, regozijando-se em Deus, nosso criador, com voz melodiosa ” .

Outsiders sempre apreciei esta canção grave e deu expressão perfeita de oração contemplativa. Alguns até devem a sua vocação de um jovem de Bolonha, Nicola Albergati, que (em 1395) de visitar o mosteiro próximo estava sendo forçado a parar para a noite devido a uma tempestade. Ouvir a campainha anunciando Matins, ia à igreja por curiosidade e foi neste ponto marcado com a mão e recolhidos monges humildes no silêncio da noite, ele sentiu logo um desejo ardente de reunir uma vida solitária em louvor de Deus . Nicola Albergati entrado no mosteiro de Bolonha tornou-se antes de que a casa, o então bispo de Bolonha e cardeal. Ele morreu em 1443 e seu culto foi confirmado em 1744.

Uma liturgia ininterrupta

Se a liturgia ocupa um lugar preponderante na vida do cartuxo seu dia também envolve momentos de oração pessoal (oração, meditação), momentos de trabalho, ler e relaxar. Mas tudo tem que ser harmoniosamente unificado. Na oração, especialmente litúrgica e de oração sozinho, longe de se opor, complementando o outro. Na liturgia do monaco pode expressar as aspirações mais profundas do seu coração por palavras inspiradas pelo Espírito Santo. “Por outro lado, a oração comunitária, que se torna o nosso através da ação litúrgica, se estende por toda oração solitária com a qual oferecemos a Deus um sacrifício de louvor a insinuar que ultrapassa todas as palavras. A solidão da cela é de fato o lugar onde a alma, tomado pelo silêncio, ignorando o cuidado humano, torna-se um participante na plenitude do mistério pelo qual Cristo crucificado, ressuscitou dentre os mortos, volta para o seio do Pai ” .

Em resumo a vida da liturgia cartuxo tende a tornar-se um contínuo, uma vez que permanece constantemente despertos para a presença de Deus para o louvor de Deus, que foi especialmente criada a Ordem dos Cartuxos eremita, o Monge oferecer uma adoração ininterrupta ao Senhor, no resto da célula e no trabalho … indeterminadamente se dar graças a Deus Pai que o fez dignos de participar da herança dos santos na luz.
Fonte:http://www.certosini.info/

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: