Sobre a Paz (Apoftegmas)

17 02 2013

 

Monges Cartuxos

Num dia, um noviço resolveu renunciar ao mundo. Disse ao ancião: «Quero ser monge.» O ancião respondeu: «Não conseguirás.» E o outro: «Conseguirei.» O ancião disse: «Se realmente queres, vai, renuncia ao mundo e depois vem morar em tua cela.» Ele foi, doou o que possuía, guardou para si cem moedas e retornou ao ancião. O ancião lhe disse: «Vai morar em tua cela.» Ele foi. Enquanto lá estava, seus pensamentos lhe disseram: «A porta está velha e deve ser trocada.» Foi, e disse ao ancião: «Meus pensamentos me dizem: A porta está velha e deve ser trocada.» O ancião lhe respondeu: «Ainda não renunciaste ao mundo; vai, renuncia ao mundo e depois volta aqui.» Ele foi, doou noventa moedas, guardou dez e disse ao ancião: «Eis, renunciei ao mundo.» Disse-lhe o ancião: «Vai, habita tua cela.» Ele foi. Enquanto lá estava, seus pensamentos lhe disseram: «O teto é velho e deve ser refeito.» Dirigiu-se ao ancião: «Meus pensamentos me dizem: o teto é velho e deve ser refeito». Disse-lhe o ancião: «Vai, renuncia ao mundo.» O irmão foi, doou as dez moedas e retornou ao ancião: «Eis: renunciei ao mundo.» Enquanto estava em sua cela, seus pensamentos lhe disseram: «Tudo é muito velho, virá um leão e me devorará.» Expôs esses pensamentos ao ancião, que lhe disse: «Eu gostaria que tudo caísse encima de mim e que um leão viesse devorar-me, para ser libertado desta vida. Vai, habita tua cela e reza a Deus.»(Padres do Deserto)

Ações

Information

Deixe um comentário.

