Vida Consagrada

10 02 2013

1_0_661589

Missa com os membros dos Institutos de Vida Consagrada
e as Sociedades de Vida Apostólica
a festa da Apresentação do Senhor
NO DIA DO Vida Consagrada XVII

Queridos irmãos e irmãs!

Em seu relato da infância de Jesus, Lucas enfatiza que Maria e José eram fiéis à Lei do Senhor.Com profunda devoção realizar tudo o que é necessário após o nascimento de um primogênito.Esses dois requisitos muito antiga para a mãe e para o bebê recém-nascido outro. Para a mulher é obrigada a abster-se de práticas rituais para 40 dias, após o que oferece um duplo sacrifício de um cordeiro para o holocausto e um pombinho ou uma rola por um pecado, mas se a mulher é pobre, pode oferecer duas rolas ou dois pombos (cf. Lv 12:1-8). Lucas afirma que Maria e José ofereceu o sacrifício dos pobres (cf. 2,24), para mostrar que Jesus nasceu em uma família de gente simples, mas crente muito humilde, de uma família pertencente aos pobres de Israel, que são as pessoas verdadeiras Para o filho primogênito de Deus, que, segundo a Lei de Moisés é propriedade de Deus, foi prescrito em vez de resgate, definido na oferta de cinco shekels, a ser pago a um sacerdote em qualquer lugar. Este é um lembrete permanente do fato de que, na época do Êxodo, Deus poupou os primogênitos dos judeus (cf. Ex 13,11-16).

É importante notar que, para esses dois atos – a purificação da mãe e do resgate da criança – que não era necessário ir ao Templo. Em vez disso, Maria e José, queremos fazer tudo de Jerusalém, e São Lucas mostra como a cena vai convergir para o Templo, e então se concentrar em Jesus que entra. E aqui, apenas os requisitos da Lei, o principal evento torna-se outro, isto é, a “apresentação” de Jesus no Templo de Deus, o que significa o ato de oferecer o Filho do Pai que o enviou ( cf Lc 1,32.35).

Esta narrativa do evangelista é refletida nas palavras do profeta Malaquias que ouvimos no início da primeira leitura: “Assim diz o Senhor Deus:” Eis que eu envio o meu mensageiro para preparar o caminho diante de mim e de repente virá ao seu templo o Senhor que buscais, eo anjo do pacto, a quem você deseja, aqui vem … Ele purificará os filhos de Levi … que eles podem oferecer ao Senhor uma oferta de acordo com a justiça “(3,1.3). Claramente, não estamos falando de uma criança, e ainda esta palavra se cumpre em Jesus, porque “agora”, graças à fé de seus pais, ele foi trazido para o Templo, e no ato de sua “apresentação”, ou a sua compromisso pessoal “oferta” a Deus, o Pai, deixou claro o tema do sacrifício e do sacerdócio, como na passagem do profeta. O menino Jesus, que é imediatamente apresentado no Templo, é o mesmo homem que, depois de adulto, limpar o Templo (cf. Jo 2,13-22; Mc . 11,15,19 e par) e acima vai fazer-se o sacrifício E o sumo sacerdote da Nova Aliança.

Esta é também a perspectiva da Carta aos Hebreus, que foi proclamado um passo na segunda leitura, para que o tema do novo sacerdócio é reforçada: o sacerdócio – o inaugurado por Jesus – que é existencial: “Só por ser submetida a teste e sofri pessoalmente, ele é capaz de vir em auxílio daqueles que são tentados “( Hebreus 2:18). E assim vemos o tema do sofrimento, muito marcado no Evangelho, onde Simeão tem sua profecia sobre a Mãe e da Criança: “Ele está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição – e você [Maria] uma espada trespassará a tua alma “( Lc 2:34-35). “Salvação” que Jesus traz para o seu povo, e que incorpora em si mesmo, por meio da cruz, pela morte violenta que ele vai ganhar e se tornar o sacrifício da vida por amor. Esta oferta já anunciou tudo em um gesto de apresentação no Templo, um gesto certamente movido pelas tradições da Antiga Aliança, mas interiormente animado pela plenitude da fé e do amor, que é a plenitude do tempo, a presença de Deus e de Seu Santo O Espírito Santo em Jesus, de fato, pairando sobre toda a cena da Apresentação de Jesus no Templo, em particular sobre a figura de Simeão, mas também Anna. E “Espírito” Paráclito “, que traz” consolação “de Israel e os passos e move os corações daqueles que esperam por ele. E “o Espírito sugere que as palavras proféticas de Simeão e Ana, palavras de elogio bênção, a Deus, a fé em seu Ungido, obrigado porque, finalmente, os nossos olhos podem ver e os nossos braços apertar” sua salvação “(cf. 2,30).

“Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (02:32): assim que Simeão define o Messias do Senhor, no final de sua canção de bênção. O tema da luz, o que ecoa a primeira ea segunda música do Servo do Senhor em Isaías (cf. Is 42:6; 49,6), tem uma forte presença nesta liturgia. Na verdade, ele foi aberta por uma procissão, que contou com a presença dos Superiores Gerais dos Institutos de Vida Consagrada aqui representados, carregando velas acesas. Este sinal é específico para a tradição litúrgica deste festival, é muito expressivo. Manifesta a beleza eo valor da vida consagrada como um reflexo da luz de Cristo, um sinal de que recorda a entrada de Maria no Templo: a Virgem Maria, por excelência Consagrada, levou-se a mesma Luz, o Verbo feito carne, veio à dissipar as trevas deste mundo com o amor de Deus

Queridos irmãos e irmãs consagrados, que todos tenham sido representados na peregrinação simbólica, que em ‘ Ano da Fé expressa ainda mais a sua reunião na Igreja, a ser confirmado na fé e renovar a oferecer-vos a Deus para cada um você, e suas instituições, carinhosamente minhas mais cordiais saudações e obrigado por sua presença. Na luz de Cristo, através dos muitos carismas da vida contemplativa e apostólica, você cooperar na vida e na missão da Igreja no mundo. Neste espírito de gratidão e de comunhão, eu gostaria de contactar três chamadas, para que você possa entrar plenamente na “porta da fé”, que está sempre aberta para nós (cf. Carta apostólica. Porta fidei , 1).

Convido-vos, em primeiro lugar, para promover uma fé que pode iluminar a sua vocação. Exorto-vos a fazer isso na memória, como em uma peregrinação interior, o “primeiro amor” com o qual o Senhor Jesus Cristo tem aquecido o seu coração, não de nostalgia, mas para alimentar a chama. E para isso, precisamos estar com Ele, no silêncio da e, assim, despertar o desejo ea alegria de compartilhar sua vida e escolhas, a obediência da fé, a bem-aventurança dos pobres, o amor radical. Começar de novo a partir deste encontro sempre amar você deixar tudo para estar com ele e como ele posta a serviço de Deus e ao próximo (cf. Exortação Apostólica. Ap. Vida Consagrada , 1).

Em segundo lugar, eu convido você para uma fé que reconhece a sabedoria de fraqueza. As alegrias e tristezas do tempo presente, quando a dureza e peso da cruz são sentidos, não tenho dúvida de que a kenosis de Cristo já é vitória pascal. Apenas na medida e na fraqueza humana, somos chamados a viver com Cristo, um todo-englobando antecipa que, na medida do possível, no tempo, a perfeição escatológica ( ibid. , 16). Em sociedades de eficiência e sucesso, sua vida marcada pela “minoria” e a fraqueza das crianças, a empatia com aqueles que não têm voz, torna-se um sinal de contradição evangélica.

Finalmente, eu convido você a renovar sua fé que te faz ser peregrinos para o futuro. Por sua natureza, a vida consagrada é uma peregrinação do espírito, à procura de um rosto que ocorre às vezes e às vezes você navegar “, Faciem tuam, Domine, requiram “( Sl. 26,8). Este é o desejo constante de seu coração, o critério fundamental que orienta o seu caminho, e nos pequenos passos diários que as decisões mais importantes. Não juntar os profetas da desgraça que proclamam o fim ou não o sentido da vida consagrada na Igreja dos nossos dias, mas sim colocar em Jesus Cristo e vestir a armadura de luz – como exortou por São Paulo (cf. Rom 13,11-14) – preconceito acordado e vigilante. São Cromácio de Aquiléia escreveu: “Senhor, salva-nos do perigo de que eles nunca deixar-se sobrecarregado por infidelidade sono, mas nos conceda a sua graça e sua misericórdia, porque sempre pode assistir na fidelidade a Ele verdade, nossa lealdade pode assistir em Cristo “( Sermão 32, 4).

Queridos irmãos e irmãs, a alegria da vida consagrada deve necessariamente passar pela participação na Cruz de Cristo. Assim foi com Maria. Seu é o sofrimento do coração que forma com o coração do Filho de Deus, perfurado por amor. De que ferida brota a luz de Deus, e também pelo sofrimento, o sacrifício, o dom de si mesmo que consagrou vivo para o amor de Deus e irradia outros a mesma luz que os povos evangelizados. Neste festival, desejo especialmente para você consagrou sua vida sempre tem o sabor de parrhesia Evangelho, para que em vós a boa notícia experimentou, testemunhou, anunciou e brilhar como a palavra da verdade (cf. Carta apostólica. Porta fidei , 6). Amen.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: