Lectio Divina SANTO PADRE

10 02 2013

Pope Benedict XVI (C) stands a visit to

Uma belíssima mensagem do Santo Padre, Bento XVI.

Santo Padre Bento XVI fez uma visita ao Seminário Romano Maior, na véspera da Festa de Nossa Senhora da Confiança. Após a sua chegada foi recebido pelo Cardeal Agostino Vallini e pelo Reitor, Conceito Pe. Occhipinti.

Queridos Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,

Queridos Amigos!

E ‘para mim a cada ano uma grande alegria estar aqui com você, para ver tantos jovens que caminham para o sacerdócio, que estão atentos à voz do Senhor, quero seguir este item e procurar a maneira de servir ao Senhor em nosso tempo.

Ouvimos três versos da Primeira Carta de São Pedro (cf. 1:3-5). Antes de escrever este texto, eu acho que é importante estar alerta para o fato de que é Pedro quem fala. As duas primeiras palavras da carta são “apostolus Petrus “(cf. v 1.): ele fala, e fala com as Igrejas na Ásia e chama os fiéis” eleito e estrangeiros dispersos “( ibid. ). Alguns pensar “sobre isso. Pedro fala, e fala – como você se sente no final da carta – a partir de Roma, que ele chamou de “Babilônia” (cf. 5:13). Pedro fala: quase um primeira encíclica, em que o primeiro apóstolo, o Vigário de Cristo, fala com a Igreja de todos os tempos.

Pedro, apóstolo. Falar, então ele quem encontrou em Jesus Cristo, o Messias de Deus, que falou como o primeiro em nome do futuro da Igreja: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (cf. Mt 16:16). Fale com o homem que nos apresentou a esta fé. Fale com o homem a quem o Senhor disse: “Eu enviar-lhe as chaves do reino dos céus” (cf. Mt 16:19), a quem ele confiou o seu rebanho após a ressurreição, dizendo três vezes: “Apascenta as minhas ovelhas, meu ovelhas “(cf. Jo 21,15-17). Fale com o homem que caiu, que negou Jesus, e que ele teve a graça de ver o olhar de Jesus, ser tocado em seus corações e encontraram perdão e uma renovação de sua missão. Mas é especialmente importante que este homem, cheio de paixão e desejo de Deus, desejar o reino de Deus, o Messias, que este homem que encontrou Jesus, o Senhor, o Messias, é também o homem que pecou , que caiu, e ainda assim permaneceu sob os olhos do Senhor, e, assim, permanece responsável pela Igreja de Deus, é confiada por Cristo, é o portador de seu amor.

Pedro fala o apóstolo, mas exegetas dizem-nos que não é possível que esta Carta de Pedro é porque o grego é tão bom que não possa ser um pescador grego no Mar da Galiléia. E não apenas a língua, a estrutura da língua é grande, mas o pensamento já é bastante maduro, já existem fórmulas concretas em que condensa a fé ea reflexão da Igreja. É o que dizem, é já um estado de desenvolvimento que não pode ser o de Pedro.Como responder? Há duas posições importantes: primeiro, o próprio Pedro – isto é, a carta – dá-nos uma chave, porque no final do escrito, diz: “Eu escrevo por Silvano – dar Silvano “. Este meio [ dia ] pode significar várias coisas: pode significar que ele [Silvano] transportes, transmite, pode significar que ele ajudou na preparação e posso dizer que ele realmente era o escritor prática. Em qualquer caso, podemos concluir que a carta em si nos diz que Pedro não foi só escrever esta carta, mas exprime a fé de uma Igreja que já está no caminho da fé, uma fé que é mais maduro. Não escreva sozinho, indivíduo isolado, escrito com a ajuda da Igreja, as pessoas que ajudam a aprofundar a sua fé, para entrar na profundidade do seu pensamento, sua razoabilidade de sua profundidade. E isto é muito importante: Pedro fala como um indivíduo, ele fala ex Ecclesiae persona, fala como um homem da Igreja, certamente, como uma pessoa, com a sua responsabilidade pessoal, mas também como uma pessoa que fala em nome da Igreja, não apenas idéias particulares, não como um gênio do século XIX, que queria apenas expressar idéias pessoais, originais, ninguém poderia dizer antes. Não. Ele não fala como gênio individualista, mas ele fala dentro da comunhão da Igreja. Em Apocalipse, a visão inicial de Cristo é dito que a voz de Cristo é a voz de muitas águas (cf. Ap 1:15). Isto significa: a voz de Cristo reúne todas as águas do mundo, carrega todas as águas vivas que dão vida ao mundo, é uma pessoa, mas esta é precisamente a grandeza do Senhor, que carrega todo o Rio Antigo vai, de fato, a sabedoria do povo. E aqui está o que o Senhor está dizendo, em outras formas, para o apóstolo, que não significa apenas a sua palavra, mas, na verdade, traz as águas da fé, as águas de toda a Igreja, e, portanto, dá a fertilidade , dá a fertilidade e, portanto, é um testemunho pessoal que se abre para o Senhor, e, assim, torna-se aberta e ampla. Então, isso é importante.

Então parece importante também que nesta conclusão da carta são nomeados Silvano e Marcos, ambos os quais também pertencem aos amigos de São Paulo. Então, por essa conclusão, os mundos de São Pedro e São Paulo juntos: não é somente a teologia petrino contra uma teologia paulina, mas uma teologia da Igreja, a fé da Igreja, na qual há diversidade – é claro – de temperamento, de pensamento, de estilo de fala entre Paulo e Pedro. É bom que existem essas diferenças, ainda hoje, presentes diferentes, temperamentos diferentes, mas ainda não são misturados e unidos em uma fé comum.

Eu gostaria de dizer mais uma coisa: São Pedro escreve a partir de Roma. É importante: aqui temos o Bispo de Roma, é o começo da seqüência, já temos o começo da primazia do concreto colocado em Roma, não só entregue pelo Senhor, mas colocado aqui nesta cidade, a capital do mundo . Como você ficou sabendo de Pedro em Roma? Esta é uma questão séria. Os Atos dos Apóstolos nos dizem que, após a sua fuga da prisão de Herodes, foi para outro lugar (cf. 12:17) – eis eteron Topon -, ninguém sabe onde mais, alguns dizem Antioquia, alguns dizem que Roma . Em qualquer caso, neste capítulo, também é dito que antes de fugir, ele confiou a Igreja judaico-cristã, a Igreja de Jerusalém, Tiago e confiando-a James, mas ele é Primaz da Igreja universal, a Igreja dos gentios mas também da Igreja judaico-cristã. E aqui em Roma encontrou uma comunidade judaico-cristã grande. Os liturgistas dizem-nos que no Cânone Romano, há vestígios de uma linguagem tipicamente judaico-cristã, por isso vemos que em Roma estão localizados em ambos os lados da Igreja: o judaico cristã e pagã-cristã expressão, combinada da Igreja universal. E Pedro, certamente, a passagem de Jerusalém a Roma é a passagem para a universalidade da Igreja, a transição para a Igreja dos gentios e de todos os tempos, a Igreja também sempre os judeus. E eu acho que, indo a Roma, São Pedro não só pensou sobre esta passagem: Jerusalém / Roma, a Igreja Universal giudeo-cristiana/Chiesa. Claro que também é lembrado as últimas palavras de Jesus dirigidas a ele, relatadas por São João: “No final, você vai para onde você quer ir Cinge você, estender as mãos.” (Cf. Jo 21:18). É uma profecia da crucificação. Os filólogos que mostrar que é uma exata, técnico, “mão estendida” isso para a crucificação. São Pedro sabia que seu fim estava martírio, teria sido a cruz. E assim será no seguimento de Cristo. Então, indo para Roma, certamente, também foi para o martírio: o martírio o esperava na Babilônia. Em seguida, a primazia tem um conteúdo de universalidade, mas também um conteúdo martyrological. Desde o início, Roma é também o lugar do martírio. Ir a Roma, Pedro mais uma vez de aceitar a palavra do Senhor vai para a Cruz, e pede-nos aceitar a nós mesmos martyrological o aparecimento do cristianismo, que pode assumir formas muito diferentes. E a cruz pode tomar formas muito diferentes, mas ninguém pode ser um cristão sem seguir o Crucificado, sem aceitar também o tempo martyrological.

Após estas palavras, o remetente, uma breve palavra sobre as pessoas a quem se escreve. Eu já disse que São Pedro define aqueles a quem ele escreve com as palavras ” eklektois parepidemois “,” os eleitos que estão dispersos “(cf. 1 Pd 1:1). . Novamente temos o paradoxo de glória ea cruz eleito, mas dispersos e no exterior Escolhido : este foi o título de a glória de Israel, que são os eleitos, Deus escolheu esta pequena nação não porque somos grandes – diz Deuteronômio – mas porque nos ama (cf. 7:7-8). Nós eleito : este, agora St. Peter mudou-se para todos os batizados, e ao conteúdo próprio dos primeiros capítulos de sua primeira carta é que o batizou inserir os privilégios de Israel, são o novo Israel. Escolhido : Eu acho que vale a pena refletir desta palavra. Nós eleito . Deus sempre soube, antes de nascermos, nossa concepção, Deus queria que eu, como cristão, como católico, ele queria que eu como padre. Deus pensou em mim, me procurou de milhões, entre outros, me viu e me elegeram, não por meus méritos que não estavam lá, mas pela sua bondade, ele queria que eu fosse o portador de sua eleição, que também é sempre missão, especialmente a missão e responsabilidade para os outros. Escolhido : devemos ser gratos e felizes por isso. Deus pensou em mim, me elegeu como um católico, eu como o portador de seu Evangelho, como um padre. Parece-me que vale a pena pensar várias vezes sobre isso, e voltar a isso o fato de sua eleição: elegeram a mim, me queria, e agora eu digo.

Talvez hoje, somos tentados a dizer que não quer ser alegre de ser eleito, faria triunfalismo. Triunfalismo seria se estivéssemos a pensar que Deus me escolheu porque eu sou tão grande. Isto seria o triunfalismo realmente errado. Mas alegrai-vos porque Deus queria que eu não triunfalismo, mas a gratidão, e eu acho que temos que re-aprender esta alegria: Deus queria que eu nascer desta forma, em uma família católica, eu conheço desde o início Jesus Que presente ser querida por Deus, para que eu pudesse conhecer o seu rosto, que eu vim a conhecer Jesus Cristo, rosto humano de Deus, a história humana de Deus neste mundo! Seja alegre, porque fui eleito para ser católico, estar nessa Igreja, onde subsistit Ecclesia única e precisamos estar alegre, porque Deus me deu esta graça, esta beleza para conhecer a plenitude da verdade de Deus, a alegria de seu amor.

Eleja : a palavra de privilégio e humildade ao mesmo tempo. Mas, “eleito” é – como eu disse – acompanhados por ” parapidemois “estrangeiros desaparecidos. Como cristãos estamos perdendo e que são estrangeiros, vemos que no mundo os cristãos de hoje são o grupo mais perseguido porque eles não se conformam, porque é um estímulo, porque contra as tendências de egoísmo, o materialismo, todas essas coisas.

Naturalmente, os cristãos não são só os estrangeiros, nós também somos nações cristãs, temos o orgulho de ter contribuído para a formação da cultura há um patriotismo saudável, uma alegria saudável de pertencer a uma nação que tem uma grande história da cultura e da fé. Mas, no entanto, como cristãos, somos sempre estrangeiros – o destino de Abraão, descrito na Epístola aos Hebreus . Nós, como cristãos, hoje, ainda mais estrangeiro. No local de trabalho, os cristãos são uma minoria, você está em uma situação de alienação; saber que hoje ainda se pode crer e viver desta forma. Isto pertence a nossa vida: é a forma de estar com Cristo Crucificado, sendo esta estrangeiros, e não viver de acordo com a maneira em que todos vivemos, mas que vivem – ou pelo menos tentando viver – de acordo com a sua Palavra, em uma grande diversidade em relação ao o que todos dizem. E essa é uma característica dos cristãos. Todo mundo diz: “Mas todo mundo faz isso, por que não eu?” Não, não a mim, porque eu quero viver segundo Deus Santo Agostinho disse certa vez: “Os cristãos são aqueles que não têm as suas raízes para baixo como as árvores, mas as raízes para cima, e viver neste gravitação gravitação naturais para baixo “. Peçamos ao Senhor que nos ajude a aceitar a missão de viver como falta, como uma minoria, em certo sentido, a viver como estranhos e ainda ser responsável por outros e, assim fazendo, dando força para o bem no mundo.

Chegamos finalmente aos três versos de hoje. Eu só quero salientar, ou dizer um pouco de “jogo, como eu posso, três palavras: a palavra regenerado , a palavra herança ea palavra guardei a fé . Recuperado –anaghennesas diz o texto grego – significa: ser cristão não é simplesmente uma decisão da minha vontade, a minha ideia, e eu vejo que é um grupo que eu gosto, eu me tornar um membro deste grupo, compartilhem seus objetivos e assim por diante. Não, ser cristão não é juntar um grupo para fazer alguma coisa, não é apenas um ato de minha vontade, não principalmente da minha vontade, minha razão: é um ato de Deus regenerado não diz respeito apenas a esfera da vontade, pensando mas a esfera de ser. Eu nasci de novo: isso significa que se tornar um cristão é essencialmente passiva, não posso tornar-me um cristão, mas eu sou renascido, venha reconstruída pelo Senhor nas profundezas do meu ser. E eu entrar neste processo de renascimento, deixei transformar, renovar, regenerar. Eu acho que isso é muito importante como cristão, eu só estou fazendo a minha ideia que eu concordo com alguns outros, e se eu não faço mais como eu posso sair. Não: relaciona-se com o mais profundo do nosso ser, isto é, tornar-se um cristão começa com uma ação de Deus, especialmente sua ação, e eu me deixei ser formada e transformada.

Eu acho que é uma questão de reflexão e, em um ano, quando refletimos sobre os sacramentos da iniciação cristã, meditar sobre isto: esta profundezas passivos e ativos do nosso ser regenerado, tornando-se um cristão ao longo da vida, vamos ser transformado pela Sua Palavra, para a comunhão da Igreja, para a vida da Igreja, para os sinais com que o Senhor trabalha em mim, trabalhar comigo e para mim. E renascer, a ser regenerado, também mostra que, assim que uma nova família: Deus, meu Pai, a Igreja, minha Mãe, outros cristãos, meus irmãos e irmãs. Ser regenerado, deixar regenerar implica, então, que este também deliberadamente incluído nesta família, para viver para Deus Pai e Deus o Pai, vivendo a comunhão com Cristo, seu Filho, que regenera-me a sua ressurreição, como a Carta (cf. 1 Pt 1:3), viver com a Igreja deixando para formar a Igreja, de muitas formas, de muitas maneiras, e estar aberto para os meus irmãos, para reconhecer nos outros, na verdade, meus irmãos que estão comigo são regenerados, transformada, renovada, a responsabilidade porta uma para a outra. Responsabilidade seguida do batismo, que é um processo de toda a vida.

Segunda palavra: legado . É uma palavra muito importante no Antigo Testamento, onde se diz a Abraão que sua semente herdará a terra, e esta sempre foi a promessa para ela: Você vai ter a terra, vós, herdeiros da terra. No Novo Testamento, esta palavra torna-se palavra por nós: somos herdeiros , e não de um país, mas em terra de Deus, da herança futura de Deus é uma coisa do futuro, e por isso esta palavra particular diz que, como cristãos, temos a futuro: o futuro é nosso, o futuro é Deus e, portanto, como cristãos, sabemos que o nosso é o futuro ea árvore da Igreja não é uma árvore de morrer, mas a árvore que cresce cada vez mais. Então, nós não temos nenhuma razão para não deixar impressionar – como o Papa João disse – por meio dos profetas da desgraça, que dizem que a Igreja, bem, é uma árvore veio a partir do grão de mostarda, cultivadas em dois milênios, agora tem tempo atrás dele, agora é a hora que ele morra. “Não. A Igreja sempre se renova, renasce sempre. O futuro é nosso. Naturalmente, há um falso otimismo e pessimismo falso. Uma falsa pessimismo que diz que o tempo do cristianismo está acabado . º: começa novamente Um falso otimismo era que depois do Concílio, quando os mosteiros fechados, workshops fechados, e não disse nada … mas, tudo bem … Não, não é bem Há também quedas graves, perigoso!. , e devemos reconhecer que isso não é saudável realismo vai, vai para onde você faz as coisas erradas. Mas também não se esqueça, ao mesmo tempo, se aqui e ali a Igreja morre pelos pecados dos homens, por causa de sua incredulidade . futuro, ao mesmo tempo, é nascido de novo ‘s é verdadeiramente de Deus:. esta é a grande certeza da vida, o otimismo, a grande verdade que nós sabemos A Igreja é a árvore de Deus que vive para sempre e leva a “eternidade eo verdadeiro legado: a vida eterna.

E, finalmente, guardei a fé . O texto do Novo Testamento, a Epístola de São Pedro , uma palavra rara usada aqui, phrouroumenoi , que é dizer que há “lutadores”, ea fé é como o “alerta” que preserva a integridade do meu ser, a minha fé. Esta palavra desempenha especialmente “vigilante” das portas de uma cidade, onde elas estão e guardar a cidade, para não ser invadido por poderes de destruição. Assim, a fé é “vigilante” do meu ser, da minha vida, da minha herança. Nós devemos ser gratos por esta supervisão da fé que nos protege, nos ajuda, nos guia para a segurança: Deus não vai me deixar cair de suas mãos. Mantido pela fé : assim que eu concluir. Falando de fé, eu sempre acho que a mulher siro-fenícia está doente e está no meio da multidão, é o acesso a Jesus, toca-lhe para ser curado, e é curado. O Senhor disse: “Quem me tocou?”. Eles responderam: “Mas, Senhor, todo o contato que você, como você pode perguntar quem me tocou?” (Cf. Mc 7,24-30). Mas o Senhor sabe: há uma maneira de tocar, superficial, externo, que tem realmente nada a ver com um encontro real com Ele não é uma forma de tocá-lo profundamente. E esta mulher realmente tocou: tocou não só a mão, mas com o coração e por isso ele recebeu a força de cura de Cristo, realmente tocar no interior, pela fé. Esta é a fé: tocar a mão da fé, com o nosso coração com Cristo e entrar em vigor em sua vida, o poder de cura do Senhor. Peçamos ao Senhor que cada vez mais podemos tocá-la, a fim de ser curado. Por favor, não vamos cair, que sempre nos toma pela mão e, assim, manter-nos a vida verdadeira. Obrigado.

[00234-01.01] [Texto original: italiano]

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: