São Romualdo – Fundador e Abade

7 02 2013

536003_493239830718438_343431243_nSão Romualdo

Fundador e Abade
(906-1027)

No décimo século Sérgio, um nobre de Ravenna, discutiu com um parente mais de uma propriedade e, em um duelo em que seu filho Romualdo foi testemunha, o matou. O jovem de 20 anos ficou horrorizada com o crime de seu pai, e entrou em um mosteiro beneditino na Classe de fazer penitência de quarenta dias para ele. Esta penitência levou à sua entrada em religião como um monge beneditino.

Depois de sete anos na Classe, Romualdo passou a viver como um eremita, perto de Veneza, sob a orientação de um homem santo que tinha ele recitar o saltério da memória todos os dias. Quando ele tropeçou, o eremita atingiu sua orelha esquerda com uma vara. Romualdo sofreu com paciência, mas um dia, notando que ele estava perdendo a audiência em que a orelha, perguntou o velho para golpeá-lo na orelha direita. Este episódio supõe um grande progresso na virtude. O religioso dois juntaram-se Pedro Urseolus, Duque de Veneza, que desejava fazer penitência também, e, juntos, eles levaram uma vida mais austera no meio de ataques de espíritos malignos.

São Romualdo, cujo objetivo era restaurar a regra primitiva para a Ordem de São Bento, conseguiram fundar algumas centenas de mosteiros da Itália e da França, e ele encheu as solidões com eremitérios. O mosteiro principal era que a Camáldoli, uma região selvagem, deserta, onde construiu uma igreja, cercado por um número de células separadas para os solitários que viviam sob o seu governo, seus discípulos foram chamados assim camaldulense. Por cinco anos, o fundador fervorosa era atormentado por ataques furiosos por o demônio. Ele repeliu, dizendo: O inimigo! Expulsos do paraíso, você vem para o deserto? Partem, feia serpente, já que você tem o que é devido você. E o adversário envergonhado iria deixá-lo. São Romualdo pai, o Sérgio, foi movida pelos exemplos de seu filho, e entrou religião perto de Ravena, não ele, também, foi atacada pelo inferno e pensei em abandonar o seu projeto. Romualdo foi visitá-lo, ele lhe mostrou o erro de artimanhas do diabo, e seu pai morreu no mosteiro, em odor de santidade.

Entre seus primeiros discípulos eram Santos e Adalberto Bonifácio, apóstolos da Rússia, e Santos e João Bento da Polónia, mártires da fé. Ele era um amigo íntimo do Santo Imperador Henry, e foi reverenciado, consultado por muitos grandes homens de seu tempo. Certa vez, ele passou sete anos em solidão e silêncio total. Ele morreu, como ele havia predito 20 anos de antecedência, sozinho no seu mosteiro de Val Castro, em 19 de junho, 1027, em uma idade avançada e fecunda de frutos abundantes de idade.

Pela vida de São Romualdo, vemos como Deus traz o bem do mal. Em sua juventude São Romualdo ficou muito perturbado pelas tentações da carne, para escapar deles ele recorreu a caça, e foi na floresta que ele concebeu o seu amor para a solidão. O pecado de seu pai o levou a realizar uma penitência quarenta dias no mosteiro, que depois fez sua casa permanente. Alguns maus exemplos de seus companheiros monges induziu-o a deixá-los e adotar o modo de vida solitária, o arrependimento de um duque veneziano trouxe seu primeiro discípulo. As tentações do diabo obrigou a conduzir a sua vida intensa de expiação e, finalmente, as perseguições dos outros eram ocasião de sua liquidação no Camáldoli casa da mãe, da sua Ordem.

Reflexão. Se seguirmos os impulsos do Espírito Santo, como São Romualdo vamos trazê-lo para situações que parecem sem esperança. Nossos próprios pecados, os pecados dos outros, a sua má vontade contra nós, nossos próprios erros e infortúnios, se reagir com a ajuda de Deus, são capazes de trazer nossas próprias almas e outros para o trono da misericórdia de Deus e do amor.

Vidas pequenas Pictorial dos Santos, uma compilação com base em Vidas Butler dos Santos e de outras fontes de John Gilmary Shea (Benziger Brothers: Nova York, 1894); Les Petits Bollandistes: Santos Vies des, por Mons. Paul Guérin (Bloud et Barral: Paris, 1882), vol. 2

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: