Entre memória e espera

7 02 2013

562732_336390426414410_234050320_nFreqüentemente nos sentimos hoje prisioneiros do tempo presente: é como se o homem tivesse perdido a consciência de tomar parte em uma história que o precede e o segue. A essa dificuldade para situar-se entre o passado e o futuro, com espírito de gratidão pelos benefícios recebidos e por aqueles que se esperam, de modo especial as Igrejas do Oriente manifestam um acentuado sentido da continuidade que se pode chamar Tradição e espera escatológica.

A Tradição é patrimônio da Igreja de Cristo, memória viva do Ressuscitado encontrado e testemunhado pelos Apóstolos, que depois transmitiram sua recordação viva e seus sucessores, em uma linha ininterrupta que é garantida pela sucessão apostólica, mediante a imposição das mãos, até os Bispo de hoje.

Essa Tradição se desenvolve no patrimônio histórico e cultural de cada Igreja, modelado nela pelo testemunho do mártires, dos padres e santos, assim como pela fé viva de todos os cristãos no decurso dos séculos, até os novos dias. Não se trata de uma repetição inalterada de fórmulas, mas de um patrimônio que conserva vivo o núcleo kerigmático originário. Essa tradição é a que preserva a Igreja do perigo de recolher somente opiniões mutáveis e garanta a sua certeza e continuidade.

Se a tradição nos situa em continuidade com o passado, a espera escatológica nos abre ao futuro de Deus. Cada Igreja deve lutar contra a tentação de absolutizar o que realiza e, por isso, de auto-celebrar-se ou de abandonar-se ao pessimismo. O tempo é de Deus e tudo o que se realiza não se identifica com a plenitude do Reino, que é sempre dom gratuito.

O Oriente expressa de modo vivo as realidades da tradição e da espera. Toda sua liturgia, em particular, é memorial da salvação e invocação da volta do Senhor. E se a Tradição ensina às Igrejas a fidelidade ao que as gerou, a espera escatológica as impulsiona a ser o que ainda não são em plenitude e que o Senhor quer que cheguem a ser, e, portanto, a buscar sempre caminhos novos de fidelidade, vencendo o pessimismo por estar projetadas para a esperança de Deus que não nos decepciona.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: